São Paulo, sexta-feira, 31 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MAM traz paisagens da coleção Chateaubriand

RONI LIMA
DA SUCURSAL DO RIO

Exposição: A Paisagem Brasileira na Coleção Gilberto Chateaubriand
Onde: Museu de Arte Moderna do Rio (av. Infante dom Henrique, 85, Aterro, centro, tel. 021/210-2188)
Quando: de terça a domingo, das 12h às 18h, por seis meses
Quanto: R$ 2,00, grátis às terças, das 12h às 14h

O vasto acervo do colecionador Gilberto Chateaubriand, com cerca de 4.000 obras, volta a ser tema de exposição no MAM (Museu de Arte Moderna) do Rio.
Ao escolher 60 obras da coleção, a direção do MAM pretende levar o visitante a um passeio por paisagens brasileiras trabalhadas pelas mãos de 35 renomados artistas plásticos.
"A Paisagem Brasileira na Coleção Gilberto Chateaubriand" reúne obras, entre outros, de Tarsila do Amaral, Cândido Portinari, Iberê Camargo e Manabu Mabe.
O coordenador-geral do MAM, Marcus Lontra, disse que a exposição visa mostrar desde o país rural dos anos 20, não industrializado, até o urbano dos anos 80.
Trata-se de boa oportunidade para se ver importantes fases da produção cultural brasileira —das cores vibrantes de "O Vendedor de Frutas" (1925), um óleo sobre tela de Tarsila do Amaral, à opressão da vida urbana retratada por Siron Franco em seu óleo sobre madeira "Megalópole" (1974).
"É uma exposição muito gostosa de se ver. O Gilberto é de fato o maior colecionador do Brasil, ele tem um olho maravilhoso", afirma a coordenadora de Artes Plásticas do MAM, Denise Mattar.
O MAM pretende a cada seis meses expor diferentes facetas das obras de Chateaubriand, cedidas em comodato para o museu em 93.

Texto Anterior: Hebe volta a gravar ao vivo na segunda
Próximo Texto: Fernando Zarif expõe suas visões de corpos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.