São Paulo, quarta-feira, de dezembro de
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Turquia ataca curdos em território turco

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Turquia ataca curdos em território turco
Cerca de 15 mil soldados turcos foram descolados para a Província de Tunceli, em ofensiva contra guerrilheiros do PKK (Partido dos Trabalhadores do Curdistão) dentro do território da Turquia.
O Exército turco invadiu o norte do Iraque com 35 mil homens por terra e ar no dia 20 de março, supostamente para controlar bases guerrilheiras do PKK.
Desde então, há acusações de que a Turquia bombardeou alvos civis e impediu o Acnur (Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados) de inspecionar sua ação nas aldeias curdas.
"Isso (a ação na Província do leste do país) vai ser como a ofensiva no norte do Iraque", afirmou um militar turco. As tropas deslocadas para Tunceli nos últimos três dias incluem unidades aéreas, de artilharia e forças especiais.
Uma emboscada de guerrilheiros matou 18 soldados turcos na Província no dia 18. "A emboscada tornou necessário limpar a área", afirmou um oficial turco.
Segundo a agência "Anatólia", 22 curdos foram mortos ontem em quatro outras Províncias. Os rebeldes são cerca de 3.000 em Tunceli e 2.500 no Iraque.
Segundo soldados, o maior objetivo da ofensiva é capturar -vivo ou morto- o comandante guerrilheiro Semdin Sakik.

Texto Anterior: Depósito de munição explode na Rússia
Próximo Texto: Terremoto mata 300 no Afeganistão, diz rádio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.