São Paulo, sábado, 1 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Temperatura sobe na Europa

SILVIA BITTECOURT

SILVIA BITTENCOURT
ESPECIAL PARA A FOLHA, DE BERLIM

A temperatura no continente europeu aumentou cerca de 0,25º a 0,50 ºC, entre os anos 1981 e 1990. O aquecimento foi registrado através de uma comparação com dados de 1951 a 1980.
O estudo, apresentado na Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, foi realizado pela Rede de Apoio ao Clima Europeu (ECSN). A rede trabalha em colaboração com centros meteorológicos de 16 países do continente.
Aponta também um esfriamento relativo no Leste do Mediterrâneo e no Atlântico Norte, incluindo a Groelândia. Fenômenos extremos como secas e tempestades não foram registrados nos últimos anos.
Segundo o presidente da ECSN, Manuel Bautista, diretor do Instituto Nacional de Meteorologia da Espanha, "teoricamente, os resultados podem indicar que o clima europeu tem, em grande parte, uma variabilidade natural".
Ele acrescentou, porém, que algumas mudanças podem estar relacionadas ao efeito estufa -processo em que gases na atmosfera retêm calor, provocando o aquecimento da Terra.
A pesquisa foi entregue ao Painel Intergovernamental de Mudança Climática (IPCC), que dá à ONU apoio científico.

Texto Anterior: Equipe identifica gene de rim policístico
Próximo Texto: Feira reúne mil inventos de 41 países
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.