São Paulo, sábado, 1 de abril de 1995
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Ibope prepara índice de audiência nacional

DA REPORTAGEM LOCAL

A Ibope deve expandir seu serviço de aferição eletrônica de audiência de televisão para mais oito capitais brasileiras até julho. Anteriormente, ele só existia em São Paulo e Rio.
Aparelhos medidores de audiência serão instalados em 50 domicílios de cada cidade -Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Salvador, Recife e Fortaleza.
Chamados "people metters" (medidores de pessoas), eles indicam, além do canal em que a TV está sintonizada, que membros da família estão em frente ao aparelho. Para tanto, cada pessoa da casa se "identifica" em um botão específico no aparelho cada vez que entra na sala de TV.
A amostra de 50 domicílios, porém, não é suficiente para calcular seus índices de audiência isoladamente. O instituto vai somar os resultados dos 400 novos "people metters" aos 600 já instalados em São Paulo e aos 390 do Rio para obter uma aproximação de um índice de audiência nacional.
Essa amostra de 1.390 domicílios representa um universo de 40 milhões de pessoas (a população somada das dez cidades que disporão do serviço).
Essa é a primeira fase de projeto do Ibope de calcular um real índice de audiência nacional.
No seu término -previsto para 1998- o instituto espera contar com uma amostra de 3.000 domicílios espalhados por 50 cidades.
Ao mesmo tempo em que expande a amostra, o Ibope melhora a qualidade da informação que gera em São Paulo e no Rio.
Hoje, apenas parte dos "people metters" paulistanos e cariocas fornecem seus resultados em tempo real, isto é, no instante em que estão sendo medidos.
O restante dos aparelhos acumula os índices da audiência obtidos minuto a minuto em sua memória e só os passa uma vez por dia à central do Ibope.
Até maio, todos aparelhos de São Paulo já estarão transmitindo seus dados em tempo real. Concluído o processo na cidade, o Ibope começa a converter os aparelhos do Rio.

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