São Paulo, sábado, 1 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Relatório sobre comércio acusa Japão e China

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

Japão, China e União Européia são os principais alvos de acusações da parte dos EUA de práticas desleais de comércio, em relatório divulgado ontem em Washington.
O documento, "Barreiras Comerciais Estrangeiras", é publicado todos os anos pelo USTR (United States Trade Representative), agência do governo dos EUA encarregada de comércio internacional, e serve como base para possíveis sanções comerciais.
O Japão é responsável por 40% do déficit na balança comercial dos EUA. No ano passado, os EUA importaram do Japão US$ 65,7 bilhões a mais do que exportaram para aquele país.
A China, com US$ 29,5 bilhões, é o segundo maior responsável pelo déficit dos EUA.
No capítulo referente ao Brasil, o documento disse que os EUA vão lutar para que acabem as restrições a investimentos estrangeiros no país em alguns setores da economia.
Diz também que os EUA vão continuar encorajando o Brasil a proteger o direito à propriedade intelectual.
O documento está desatualizado: na pág. 23, afirma que a alíquota máxima de importação no Brasil é de 33% (a de 105 produtos foi elevada para 70% na quarta-feira).(CELS)

Texto Anterior: Boliviano será extraditado aos EUA por tráfico
Próximo Texto: Viagem é um rito de passagem de Chelsea
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.