São Paulo, domingo, 2 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Reengenharia orienta governo

DA REPORTAGEM LOCAL

Guru do governo Fernando Henrique Cardoso, o consultor americano David Osborne também goza de grande simpatia no governo Covas.
Há duas semanas, ele esteve em São Paulo para se encontrar com o governador e alguns de seus auxiliares.
Autor do livro "Reinventando o Governo", Osborne é considerado um dos papas da reengenharia -conceito de administração que prega uma revisão completa nos métodos de trabalho.
A reengenharia idealizada por Osborne é prato forte na administração covista.
Inspirada nos métodos da reengenharia, o governador demitiu 23 mil funcionários e reduziu significativamente o número de escritórios das secretarias da Saúde e da Educação no interior do Estado.
Covas quer fazer ainda mais. Um de seus primeiros projetos enviados à Assembléia Legislativa foi o de demissão voluntária dos servidores. O governador quer premiar quem pedir demissão.
Um funcionário que tiver um ano de serviço ganha dois salários ao se demitir. A partir daí, a tabela prevê o pagamento de meio salário por ano até um limite de dez anos de trabalho.
O governo quer continuar cortando fundo na folha de pagamentos, com gastos de R$ 800 milhões a partir de maio -arrecadação atual de ICMS é de R$ 1 bilhão mensal.
O recenseamento feito no funcionalismo público constatou a existência de pelo menos 4.000 "fantasmas" nas folhas de pagamento do Estado. Já foram demitidos 2.000 -os outros serão afastados nos próximos dias.
A ordem de Covas é cortar onde for possível. Há duas semanas, ele reuniu seu secretariado durante um final de semana em um centro de treinamento em Nova Odessa (135 km a noroeste de São Paulo).
Tendo a reengenharia como mote, Covas e seus secretários enfrentaram longo debates sobre estratégia e métodos de administração. Nos dois dias, as palavras de ordem foram economia e corte de despesas.

Texto Anterior: Covas é aprovado por 31% dos paulistas
Próximo Texto: Genro de FHC se destaca
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.