São Paulo, domingo, 2 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Folha e USP lançam 'Jornal de Resenhas'

DA REDAÇÃO

Circula na edição de amanhã da Folha o primeiro número do "Jornal de Resenhas, publicação deste jornal em conjunto com a editora Discurso Editorial (que publica a revista "Discurso", especializada em filosofia) e a Universidade de São Paulo (USP).
O tema de capa do "Jornal de Resenhas" é a obra do historiador Sérgio Buarque de Holanda, que está sendo relançada. Suas obras comentadas são "'Caminhos e Fronteiras", "Monções" e "Capítulos de História Colonial".
O outro destaque é o ensaio inédito do crítico e professor de literatura da USP Davi Arrigucci Jr. sobre as "Ficções", do escritor argentino Jorge Luis Borges.
A capa do primeiro número tem ilustração inédita concebida especialmente para o "JR" por um dos mais importantes artistas plásticos brasileiro, Antônio Dias.
O jornal traz ainda uma resenha da obra didática "Convite à Filosofia, de Marilena Chaui e um comentário sobre o clássico "Ensaios Sobre os Elementos de Filosofia, de D'Alembert, entre outras artigos.
O "JR terá 16 páginas em formato tablóide, com circulação mensal, na primeira segunda-feira do mês, e suas páginas serão ilustradas por artistas convidados.
Para o professor de filosofia da USP Franklin de Matos "o jornal pretende cobrir mais sistematicamente o movimento editorial brasileiro, destacando o que houver de exemplarmente bom e ruim.
"A publicação é oportuna porque aumentou muito a oferta de títulos e de livros de qualidade no Brasil ", diz Matinas Suzuki Jr., editor-executivo da Folha. "Faz parte do aprimoramento da nossa imprensa acompanhar este mercado com visão crítica e resenhas de qualidade", afirma.
A redação do "Jornal de Resenhas é composta por jornalistas da Folha e por um grupo de professores da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP. A edição é de Milton Meira Nascimento, professor de filosofia política.
Fazem parte da equipe responsável Franklin de Matos, professor de estética e filosofia; Victor Knoll, professor de estética e filosofia; Augusto Massi, professor de literatura brasileira; Laura de Mello e Souza, professora de história; Sérgio Miceli, professor de sociologia; Luís Renato Martins (responsável pelas áreas de artes plásticas e edição de arte); Ricardo Musse, professor de filosofia (responsável pela área de problemas brasileiros), e Caetano Plastino, professor de filosofia da ciência.

Texto Anterior: Jogador do Vasco atropela quatro no Rio
Próximo Texto: Economia aquecida acende motores e provoca caos no trânsito de S. Paulo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.