São Paulo, domingo, 2 de abril de 1995 |
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Só avenida não resolve, diz Julio Neves
DA REPORTAGEM LOCAL O arquiteto Julio Neves, 62, autor do projeto da nova Faria Lima, pelo qual recebeu o equivalente a US$ 4 milhões, concede que só avenida não reduz congestionamento. De Paris, ele explicou à Folha por quê.Folha - Novas avenidas diminuem o caos no trânsito? Julio Neves - São Paulo foi desenhada por Prestes Maia nos anos 30. Foi imaginada para 1 milhão de habitantes. Abrir avenidas faz parte do projeto para redistribuir o transporte coletivo, não para resolver o transporte individual. Penso a cidade para daqui a 50 anos. Folha - Como é a São Paulo do sr. em 2045? Neves - Não moramos numa cidade de 11 milhões de habitantes, mas em 11 cidades de 1 milhão. São Paulo tem que ser dividida em subcentros que atendam as questões de trabalho, habitação e lazer. Folha - A divisão resolveria os congestionamentos? Neves - Resolver não resolve, mas melhora. Folha - Como se faz para a classe média não usar carro? Neves - Tem que construir uma boa rede de metrô e de trens. Folha - De onde sairia verba para financiar novas obras? Neves - Conseguimos algo espetacular na Faria Lima: a venda adicional de construção vai financiar a avenida. Incorporadores pagarão a obra. Vamos vender o ar. Folha - Essa operação não tende a aumentar o caos? Neves - Ao contrário. A Faria Lima vai custar US$ 150 milhões, mas o potencial construtivo que está sendo vendido ultrapassa US$ 200 milhões. Vamos alargar as ruas vizinhas, abrir praças. Folha - Mas quem planta avenida não colhe engarrafamento? Neves - Não. Quem planta avenidas, no plural, resolve congestionamentos. Uma só não adianta. Texto Anterior: Caos das ruas desce para as linhas do metrô Próximo Texto: QUANTO CUSTA RESOLVER O CAOS* Índice |
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