São Paulo, domingo, 2 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Caos das ruas desce para as linhas do metrô

AURELIANO BIANCARELLI
DA REPORTAGEM LOCAL

O trânsito parado na superfície de São Paulo está empurrando o caos para o metrô. No dia 6 passado, o metrô bateu recorde histórico: 2.534.808 passageiros, 500 mil acima de dezembro de 93.
Não há motivo para comemorar. O metrô paulista já é o mais lotado do mundo, com 1,5 milhão de passageiros/ano por km. O de Paris transporta 2,5 vezes menos.
Os ônibus também trafegam no limite. Com o Plano Real, 700 mil novos passageiros embarcaram na frota de 10.428 ônibus.
Grande parte dos novos passageiros vieram do batalhão de 3 milhões de pessoas que faziam viagens a pé.
Os trens de subúrbio, ao contrário, estão perdendo viajantes. Entre 89 e 94, 266 mil passageiros deixaram de andar nos trens. A queda é atribuída à precariedade dos serviços.
Os passageiros respondem com pedras e vandalismo. Dos 293 trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, 88 estão parados para conserto.
A grande maioria deles com vidros quebrados e portas automáticas estouradas. Dos cerca de 1,1 milhão de passageiros/dia transportados pelos trens, 200 mil pulam as roletas ou saltam os muros e trilhos para não pagar passagem.
(AB)

Texto Anterior: 'Queima' de combustível dispara por conta do real
Próximo Texto: Só avenida não resolve, diz Julio Neves
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.