São Paulo, domingo, 2 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dona-de-casa ganha 'alforria' domingo

MAURICIO STYCER
DA REPORTAGEM LOCAL

Mais que um prazer ou uma diversão, almoçar fora aos domingos é uma forma de encontrar a liberdade. Nem que ela esteja num restaurante lotado e barulhento.
A maioria (56%) dos entrevistados pelo Datafolha diz que a principal razão para almoçar fora aos domingos é de ordem prática: manter distância da cozinha no dia da folga da empregada doméstica.
"É normal. Domingo é o dia de folga da dona-de-casa", diz Maria do Carmo Pavão Martins, presidente da Associação das Donas-de-Casa de SP. "Ela costuma chegar aos domingos esgotada porque educou mal a família. A dona-de-casa brasileira parece que gosta de ficar sobrecarregada".
"Esse é um sinal de evolução. Cozinhar é um saco. Sair é melhor do que receber 15 pessoas em casa", diz a escritora e feminista Rose Marie Muraro.
A idéia de que o almoço de domingo é uma espécie de alforria para a dona-de-casa é compartilhada por homens e mulheres.
"Eu não me arriscaria a deixar minha mulher entrar na cozinha domingo", diz o empresário Roberto Laufer, enquanto almoça no Café Romano. "Não se preocupe. Eu não entraria", acrescenta sua mulher, Thelma.(MSy)

Os entrevistados foram abordados na saída de 16 restaurantes da cidade. Foram realizadas 367 entrevistas no dia 12 de março.
A direção do Datafolha é exercida pelos sociólogos Antonio Manuel Teixeira Mendes e Gustavo Venturi. A supervisão de campo esteve a cargo de Ernani Medina e a análise de dados a cargo de Branca Lima, auxiliada por Luciana Chong. O planejamento da amostra foi feito por Elizabeth Napier, auxiliada por Isabel Cristina Motta.

Texto Anterior: Números ilustram problemas do Judiciário
Próximo Texto: Crianças morrem de tédio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.