São Paulo, domingo, 2 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Segredo é estudar por conta própria e 'xeretar'

JVB
DA REPORTAGEM LOCAL

Os executivos do setor de TVs por assinatura foram unânimes ao se queixar da escassez de profissionais especializados no mercado.
Por isso, quando não "roubam" empregados do concorrente, procuram os autodidatas, que lêem livros e revistas especializadas e frequentam feiras e seminários.
"Há cinco anos, ninguém pensava em trabalhar nisso. Aprendi fazendo cursos com pessoal de fora, lendo muito, indo a feiras. Tem que batalhar, correr atrás", diz Carlos Eduardo Donatelli, 24.
Ele trabalha há três anos na TVA. Está no último ano de engenharia eletrônica no Mackenzie.
Altamirando da Paz Ferreira, 30, conseguiu o primeiro emprego no setor em 90, também na TVA.
"Quando a rede começou a investir em publicidade, fui atrás xeretar. Soube que iam contratar e fiquei em cima. Consegui fazer ficha e fui chamado para entrevistas. A exigência era curso técnico."
Dois anos depois, Ferreira pôde dar uma "esnobada" ao disputar uma vaga de técnico na Multicanal. "Não tive concorrentes."
Já formado em engenharia eletrônica, Ferreira acaba de ser promovido a gerente técnico da Multicanal em Bauru (345 km a noroeste de São Paulo).
Este mês, segundo ele, a empresa está contratando oito técnicos para a cidade. Os rendimentos variam de R$ 500 a R$ 1.000.
Os candidatos devem estar preparados para emergências e plantões. "O horário de trabalho é das 8h30 às 17h30, mas às vezes temos que estendê-lo até de madrugada, em finais de semana e feriados", avisa Donatelli.
Mas, segundo ele, o sacrifício vale a pena. "Por mim, não saio disto nunca. Estou em permanente contato com a tecnologia mais avançada do mundo. Minha missão é ver de que maneira elas podem ser aplicadas aqui."

Texto Anterior: OS PROFISSIONAIS COM MAIS CHANCES DE CONTRATAÇÃO
Próximo Texto: Cabo une telefonia e informática
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.