São Paulo, domingo, 2 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O que é inseminação artificial?

Regiane Mariano Souza, 18, estudante, Rondonópolis, MT
Roger Abdelmassih, coordenador do Setor de Reprodução Assistida da Sociedade Brasileira de Reprodução Humana, responde:
"A inseminação artificial consiste na colocação de sêmen diretamente no útero da mulher. Após a colocação do sêmen dentro do útero, os espermatozóides devem alcançar a trompa, onde um deles encontra e fertiliza o óvulo.
"O embrião formado irá se alojar dentro do útero para dar início à gravidez. O sêmen pode ser do marido ou de doador, sendo que, em ambos os casos, o sêmen deve ser preparado em laboratório para poder ser usado.
"Nos casos onde não há nenhuma produção de espermatozóides pelo marido, usa-se sêmen de doador.
"A inseminação artificial é uma técnica simples e não deve ser confundida com a fertilização 'in vitro', que consiste na retirada dos óvulos da mulher e a união destes com os espermatozóides no laboratório. O embrião resultante deverá ser devolvido ao útero da mulher.
"As técnicas onde se usam sêmen, principalmente o de doador, podem causar algum receio em termos de contaminação com algumas doenças.
"Entre estas, a Aids chama mais a atenção. Contudo as chances reais de haver esse contágio são praticamente nulas, desde que se tenha os cuidados para evitar esse risco.
"Isso se faz com uma criteriosa seleção e testes realizados nos potenciais doadores, que serão testados e retestados para várias doenças, como a Aids.
"Este sêmen será congelado e usado apenas quando os testes repetidos após alguns meses continuarem negativos. Além disso, o processo de preparação do sêmen por si só remove uma série de agentes infecciosos que ainda pudessem estar presentes.
Correspondência para a seção "Sem Mistério deve ser encaminhada à Editoria de Ciência (al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01290-900, São Paulo - SP), com nome, idade, profissão e endereço. Não serão respondidas cartas com pedidos de aconselhamento médico ou psíquico.

Texto Anterior: Nobel ganhou luvas de box
Próximo Texto: Um novo embuste científico?
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.