São Paulo, domingo, 2 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Golias vê relação entre humor e futebol

ARMANDO ANTENORE
DA REPORTAGEM LOCAL

Comédia e futebol se confundem, ensina o corintiano Ronald Golias. "Quem quiser praticar um ou outro precisa de preparo físico e talento para o improviso."
Preparo físico, o humorista garante que ainda tem de sobra. "Tento me cuidar. Tomo muita água, bebo álcool apenas socialmente e caminho 15 quilômetros por dia. Só não consegui largar o cigarro."
Quanto à capacidade de improvisar, procura exercitá-la nos "cacos" que cria durante as gravações da "Praça".
"Cacos" são frases fora do script, gracinhas que atores dizem em cena à revelia dos roteiristas. "Nunca encontrei dificuldade para decorar texto. Nem por isso abro mão dos 'cacos'. É lenda aquela história de que o sujeito só improvisa quando não consegue memorizar as falas."
Golias se confessa admirador dos filmes cômicos que têm como protagonistas o mexicano Cantinflas ou o italiano Totó, ambos já mortos. "Mas não acho que me influenciaram", ressalva.
Cinema, aliás, é coisa do passado para o humorista. "Faz muito tempo que não pego uma sessão."
Livros também não estão entre as preocupações de Golias. "Nunca li um de cabo a rabo", jura. "Espio o título e deduzo o resto."
(AA)

Texto Anterior: "Não acredito em calendário"
Próximo Texto: Tipos 'baixam' no humorista
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.