São Paulo, domingo, 2 de abril de 1995
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Astra alia agilidade com bom desempenho

LUCIANO SOMENZARI
DA REPORTAGEM LOCAL

O Astra GLS, importado da Bélgica pela Chevrolet, consegue dosar bem seu bom desempenho com agilidade de veículo urbano.
Teste realizado por Veículos mostra que o Astra fez boa pontuação nas provas de frenagem, aceleração e retomada de velocidade (veja quadro abaixo).
O importado da Chevrolet é vendido desde o final de janeiro e deve fechar o primeiro trimestre deste ano, segundo a fábrica, com cerca de 10 mil unidades vendidas.
O preço do carro, antes do aumento da alíquota de importação de 32% para 70%, era de US$ 21,7 mil. Ainda não foi divulgado o novo preço do modelo.
Apesar de ser montado na Bélgica, o Astra utiliza motorização feita no Brasil, o mesmo que equipa o Vectra, por exemplo.
Esse propulsor faz com que o carro acelere de 0 a 100 km/h em 11,3 segundos. Desempenho comparado ao do Tipo 2.0, que fez em 10,4 segundos, e do Logus GSi, 9,9 segundos, ambos também testados por Veículos.
Os freios de um carro que anda bem precisam funcionar com segurança. Os do Astra cumprem bem o seu papel: precisou de 30 metros para parar depois de chegar aos 100 km/h. Seu concorrente Logus GSi necessitou de 41 metros.
Como a maioria dos carros importados, a suspensão do Astra não é feita para o padrão das ruas brasileiras. Por ser muito macia, prejudica a estabilidade. Nas curvas, a sensação é de que o carro inclina demais.
Outro problema, o batente superior da porta é baixo e a saliência lateral do banco, alta. Resultado: o motorista bate com frequência a cabeça.

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