São Paulo, quinta-feira, 6 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tecnologia afasta turistas do vale do Silício

MARIA ERCILIA
DA ENVIADA ESPECIAL

Tudo começou em 1938 com a Hewlett-Packard, a primeira indústria de eletrônicos do vale do Silício (Silicon Valley), região nas vizinhanças de San Francisco.
Muitos anos depois, viria a Apple de Steve Jobs e Steve Wozniak, em Cupertino (1977). O resto é história.
O vale não é uma destinação de turismo muito explorada, pois as pessoas têm a impressão de que só verão fábricas no caminho.
Na verdade, no vale do Silício dá para fazer uma excursão de vinhos tão boa quanto a do mais conhecido vale Napa, conhecer curiosidades como o museu Intel e o Tech Museum of Innovation, e até levar as crianças no parque Paramount Great America.
Esse parque e o museu da Intel ficam bem perto um do outro. O Paramount é dividido em seções sobre regiões dos EUA. É famoso pelas montanhas-russas e pelos brinquedos com temas de filmes.
O museu Intel, como se pode imaginar, mostra tudo o que você nunca pensou em perguntar sobre um chip de computador.
Vale a pena passar em San Jose, a primeira cidade da Califórnia e a que mais cresceu nos últimos anos. É hoje a terceira do Estado.
Há todo um contraste entre os edifícios novos, frutos da enxurrada de dinheiro trazida pela tecnologia, e as construções espanholas, como a missão de San Jose, uma das 21 construídas na região.
O Tech Museum of Innovation é perfeito para levar as crianças, cheio de experiências de laboratório e curiosidades sobre robótica, exploração espacial etc.
Voltando no tempo, a bizarra mansão Winchester recebe visitantes. Tem 160 quartos e foi construída por Sarah Winchester, herdeira da fábrica de rifles Winchester. Dizem que a capela da mansão foi construída para acalmar as almas dos mortos pelos rifles.
Para as compras, há o Great Mall of Bay Area, em Mil Pitas, o maior shopping center dos EUA.
Ainda em San Jose há a J. Lohr Winery, que produz excelentes vinhos chardonnay e cabernet sauvignon e abre para degustação.
Passe na Fry's de Fremont para rechear um carrinho de supermercado com eletrônicos a preço de banana (440 Mission Ct., Fremont, tel. 510-770-3797).
A Fry's é um verdadeiro achado, com preços que deixam Miami no chinelo, principalmente no capítulo computadores.
(ME)

Texto Anterior: Cidade sacode com agitações e terremotos
Próximo Texto: Boêmios locais ouvem jazz e recitam poesias
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.