São Paulo, sexta-feira, 7 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Produção de veículos é recorde em março

LUIZ ANTONIO CINTRA
DA REPORTAGEM LOCAL

As montadoras de veículos anunciaram oficialmente recorde histórico de produção em um mês de março: 151.888 veículos, entre automóveis e utilitários.
O primeiro trimestre do ano de 95 foi também o melhor da história da indústria nacional, com 375.329 veículos produzidos entre os meses de janeiro e março.
Os dados do setor foram divulgados ontem na sede da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores).
Em março do ano passado, a produção das montadoras foi 2,8% menor (147.815). Nos três primeiros meses de 94, o setor produziu 1,4% menos (370.216).
A Fiat ficou em primeiro lugar na produção de automóveis, com 37.812 veículos produzidos. Esse número representa crescimento de 27,8% com relação à produção da montadora em 94.
Em segundo lugar, ficou a Volkswagen, com produção de 36.576 automóveis. GM (30.058) e Ford (18.026) vêm a seguir.
Luiz Adelar Scheuer, presidente da Anfavea, diz que "a produção das montadoras em 95 deve ficar próxima de 1,75 milhão de veículos". O mercado interno deve absorver 1,4 milhão.
Scheuer diz que o setor está enfrentando uma elevação dos custos de produção, que deverá ser repassada aos preços, mas que não é possível "chegar a um índice único para todas as montadoras".
"Felizmente hoje não existe mais controle de preços e cada empresa pode fazer seus reajustes conforme sua estratégia", diz.
José Carlos Pinheiro Neto, diretor de Assuntos Corporativos da GM, descarta aumento de preços em abril, "mas o mês que vem a Deus pertence".
Pinheiro Neto diz que, além dos aumentos de matérias-primas, existe o dissídio metalúrgicos.
Para Scheuer, as medidas de restrição ao consumo vão fazer com que as empresas tenham margem menor para aumentar preços.

Texto Anterior: Empresas antecipam investimentos no país
Próximo Texto: Importados lotam os portos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.