São Paulo, sexta-feira, 7 de abril de 1995 |
Texto Anterior |
Próximo Texto |
Índice
Leitor da Folha recebe encarte em papel especial com trecho literário
DA REPORTAGEM LOCAL O leitor da Folha receberá gratuitamente neste domingo um encarte literário especial. Publicado em papel livro, contém um trecho selecionado de uma nova coleção da editora Companhia das Letras.O encarte trará oito páginas do livro "Apontamentos de Viagem de São Paulo à Capital de Goiás, desta ao Pará, pelos rios Araguaia e Tocantins, e do Pará à Corte", de Joaquim Almeida Leite de Moraes (1834-1895). O texto narra a longa viagem de J.A. Leite de Moraes ao Pará, em 1880. O político e escritor paulista relata o fascínio da descoberta do interior do Brasil e da Amazônia, e seus perigos. O livro foi publicado originalmente em 1883. Insere-se na tradição de literatura de viagem. A obra será uma das primeiras a sair na nova coleção "Retratos do Brasil", que a Companhia das Letras lança este mês. O volume foi editado e comentado pelo crítico e historiador da literatura Antonio Candido, que coordena a coleção com Lilia Schwarcz e João Moreira Salles. "Retratos do Brasil" tem como proposta publicar obras clássicas que ajudem a compreender aspectos e formação da cultura brasileira, nos moldes da coleção "Brasiliana", da década de 30. O encarte, impresso pela gráfica Unida Bosatelli, será publicado em papel da linha Pólen, especial para impressão editorial, fornecido pela Cia. Suzano de Papel. Trata-se de um papel off-set não-branco, em tom areia. Ele foi desenvolvido há cinco anos juntamente com editoras nacionais. A linha Pólen segue a tendência dominante nos mercados editorias japonês, europeu e americano, onde cerca 80% dos livros são impressos em papéis não-brancos. "O papel não-branco é mais confortável e menos prejudicial à vista que o papel branco, pois reflete menos luz. Ele ajuda a prolongar a leitura e a torna mais agradável", disse Iara Ruscio, gerente de Marketing da Cia. Suzano de Papel. A iniciativa de distribuir um trecho literário em formato e papel livro constitui uma inovação na imprensa brasileira. "O objetivo é presentear o leitor com algo diferente e ao mesmo tempo mostrar para o mercado editorial um nova forma de divulgar seus produtos", afirmou Flávio Pestana, diretor-executivo de Marketing da Empresa Folha da Manhã, que edita a Folha. Texto Anterior: Kaurismãki corre o mundo atrás de seu estilo Próximo Texto: Lucélia Santos protagoniza remake de 'Sangue do meu Sangue' no SBT Índice |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |