São Paulo, sexta-feira, 7 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Leitor da Folha recebe encarte em papel especial com trecho literário

DA REPORTAGEM LOCAL

O leitor da Folha receberá gratuitamente neste domingo um encarte literário especial. Publicado em papel livro, contém um trecho selecionado de uma nova coleção da editora Companhia das Letras.
O encarte trará oito páginas do livro "Apontamentos de Viagem de São Paulo à Capital de Goiás, desta ao Pará, pelos rios Araguaia e Tocantins, e do Pará à Corte", de Joaquim Almeida Leite de Moraes (1834-1895).
O texto narra a longa viagem de J.A. Leite de Moraes ao Pará, em 1880. O político e escritor paulista relata o fascínio da descoberta do interior do Brasil e da Amazônia, e seus perigos.
O livro foi publicado originalmente em 1883. Insere-se na tradição de literatura de viagem.
A obra será uma das primeiras a sair na nova coleção "Retratos do Brasil", que a Companhia das Letras lança este mês.
O volume foi editado e comentado pelo crítico e historiador da literatura Antonio Candido, que coordena a coleção com Lilia Schwarcz e João Moreira Salles.
"Retratos do Brasil" tem como proposta publicar obras clássicas que ajudem a compreender aspectos e formação da cultura brasileira, nos moldes da coleção "Brasiliana", da década de 30.
O encarte, impresso pela gráfica Unida Bosatelli, será publicado em papel da linha Pólen, especial para impressão editorial, fornecido pela Cia. Suzano de Papel.
Trata-se de um papel off-set não-branco, em tom areia. Ele foi desenvolvido há cinco anos juntamente com editoras nacionais.
A linha Pólen segue a tendência dominante nos mercados editorias japonês, europeu e americano, onde cerca 80% dos livros são impressos em papéis não-brancos.
"O papel não-branco é mais confortável e menos prejudicial à vista que o papel branco, pois reflete menos luz. Ele ajuda a prolongar a leitura e a torna mais agradável", disse Iara Ruscio, gerente de Marketing da Cia. Suzano de Papel.
A iniciativa de distribuir um trecho literário em formato e papel livro constitui uma inovação na imprensa brasileira.
"O objetivo é presentear o leitor com algo diferente e ao mesmo tempo mostrar para o mercado editorial um nova forma de divulgar seus produtos", afirmou Flávio Pestana, diretor-executivo de Marketing da Empresa Folha da Manhã, que edita a Folha.

Texto Anterior: Kaurismãki corre o mundo atrás de seu estilo
Próximo Texto: Lucélia Santos protagoniza remake de 'Sangue do meu Sangue' no SBT
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.