São Paulo, sábado, 8 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BC libera Banespa de recolher compulsório

ALBERTO FERNANDES
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O Banespa vai receber do BC (Banco Central) o mesmo benefício concedido para ao Banerj: a isenção de recolhimento do depósito compulsório sobre depósitos à vista (transferências obrigatórias de recursos do banco ao BC).
No caso do Banerj, o benefício atinge o período entre o último dia 14 de março e o próximo dia 18 de maio. Ainda não foi definida o período de benefício para o Banespa.
A isenção evitará que o Banespa continue tomando empréstimos diários de redesconto (tipo de financiamento para bancos que terminam o dia sem caixa).
O benefício sobre o depósito compulsório também diminuirá a quantidade de dinheiro que o Banespa é obrigado a tomar emprestado no mercado para rolar suas dívidas. O banco está pagando altas taxas de juros sobre esses empréstimos.
A intenção do BC, ao isentar o Banerj, Banespa é evitar um agravamento rápido da situação financeira dessas instituições.
Desde o Plano Real, no ano passado, todos os bancos estão obrigados a recolher ao BC os novos depósitos de correntistas. Em janeiro, esta obrigação foi reduzida a 90% do total do saldo dessas contas.
A decisão do BC corresponde a um privilégio concedido aos bancos estaduais. Desde o Plano Real, vários bancos foram liquidados por não possuírem recursos em caixa, ou seja, dinheiro disponível à vista.

Texto Anterior: Show de Brown lota o Palace
Próximo Texto: Mérito judiciário
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.