São Paulo, sábado, 8 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Novos projetos devem atingir 170 municípios

PAULO PEIXOTO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELO HORIZONTE

O governo de Minas adotou os consórcios de saúde e já desenvolve 12 novos projetos, envolvendo cerca de 170 municípios. A partir do próximo mês, pelo menos dois deles já estarão funcionando nas regiões de Divinópolis e Ipatinga.
A idéia dos consórcios ganhou força no governo mineiro com a escolha do secretário José Rafael Guerra para a pasta da Saúde.
Ele é um dos idealizadores dos consórcios gerenciados pela Faculdade de Ciências Médicas, onde trabalhou como diretor-geral.
"O consórcio de saúde é um programa prioritário do governo de Minas", afirmou Guerra, acrescentando que é intenção da secretaria reunir em consórcios até o final deste ano entre 40% e 50% dos 753 municípios mineiros.
Segundo Guerra, o consórcio "é uma forma de se tornar exequível" a municipalização da saúde, com a efetiva implantação do SUS (Sistema Único de Saúde).
O secretário disse que os prefeitos estão se mostrando preocupados com a questão da saúde. "Está havendo uma clara consciência por parte dos prefeitos de que sem cooperação não vão conseguir resolver o problema", afirmou.
Segundo Guerra, o apoio do Estado na formação dos consórcios vai garantir melhor condição aos municípios para resolver os problemas de saúde pública.
A estrutura da secretaria e das regionais de saúde espalhada no interior estará a serviço das cidades envolvidas nos consórcios.
"É um grande caminho para organizar o sistema. Podemos resolver 99% dos problemas", disse.
Para Guerra, os grandes centros devem receber pacientes do interior só para casos "terciários", como cirurgias complexas nas áreas de oftalmologia, neurologia, cardiologia e transplantes.
(PP)

Texto Anterior: Associada diz ter pago fatura que não foi registrada
Próximo Texto: 'Disque-ovo' leva chocolates em casa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.