São Paulo, sábado, 8 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Andretti busca 3ª pole em 95

MAURO TAGLIAFERRI
ENVIADO ESPECIAL A LONG BEACH

O norte-americano Michael Andretti, da Newman/Haas, fez a pole provisória para o GP de Long Beach, quarta etapa do campeonato 95 da Indy.
Com o tempo de 52s705, Andretti foi o destaque dos treinos de ontem no circuito montado nas ruas centrais da cidade.
O piloto foi o mais rápido de todo o dia. No treino livre (cuja cronometragem não conta para a formação do grid de largada) da manhã, ele fez seu melhor giro em 53s066.
À tarde, baixou ainda mais o tempo. Se confirmar, no treino classificatório de hoje à tarde, a pole position, será a terceira vez nesta temporada que o norte-americano larga na ponta.
Rápido nos treinos, especialmente nos circuitos mistos, porém, o norte-americano ainda não conseguiu vencer uma corrida este ano.
Andretti foi o pole position em Miami e em Surfers Paradise (Austrália), mas bateu nas duas provas. No oval de Phoenix, chegou em segundo lugar.
"Acho que temos um bom carro tanto para as pistas ovais como para as de rua", disse o corredor.
"Estava muito satisfeito com meu carro em Phoenix, assim como estou feliz com ele aqui", acrescentou Andretti.
Em relação ao desempenho de sua equipe, o piloto se limitou a dizer que está "feliz por trabalhar com a Newman/Haas".
Mas admitiu que seu companheiro de equipe, o canadense Paul Tracy, é o adversário que mais o preocupa atualmente.
"Tracy tem o mesmo equipamento que eu, é um piloto rápido e é com quem tenho de tomar cuidado agora", completou o norte-americano.
Ontem à tarde, no entanto, quem mais chegou perto de Andretti foi seu compatriota Bobby Rahal, um dos vice-líderes do campeonato (30 pontos).
Rahal foi o único a rodar na mesma casa de segundos de Andretti. Fez 52s876.
Tracy, atual líder da temporada -soma 32 pontos- ficou com o terceiro lugar do grid provisório, com o tempo de 53s011.
"Poderia ter ido melhor hoje, mas tivemos problemas de pneus", disse o canadense, que não negou a rivalidade com o companheiro.
"Estar na mesma equipe de Michael é bom para nós dois. Se um faz um bom tempo, logo o outro vai tentar melhorá-lo", afirmou.
Na quarta colocação ficou o brasileiro Mauricio Gugelmin, da Pacwest (veja texto nesta página). Seu giro mais veloz ficou em 53s134.
Logo atrás de Gugelmin na classificação vem Emerson Fittipaldi, com o tempo de 53s274.
O piloto da Penske se queixou do acerto do carro. "Ele sai de frente no meio das curvas e escapa de traseira na saída delas", comentou.
O brasileiro afirmou que hoje tem condições de "melhorar bem" seu tempo de ontem. "Uma pole position, eu não sei, mas vou tentar", falou Emerson.
Raul Boesel foi outro corredor do Brasil que reclamou do acerto de seu carro.
"Falta aderência na frente do carro e isso complica na entrada das curvas", explicou o piloto, o nono mais rápido da tarde (53s549).
Na posição seguinte está Gil de Ferran (53s554). "O carro piorou em relação ao treino da manhã", disse ele.
O problema: o acerto da parte dianteira do carro. "Ele escapa de frente e patina na saída das curvas de baixa velocidade".
Ferran ainda criticou a pista de Long Beach. Segundo ele, o asfalto muda em diferentes pontos da pista, o faz o carro escorregar e saltar.
Christian Fittipaldi ficou com o 15º posto no grid provisório (53s666). O brasileiro enfrentou problemas com a válvula reguladora da pressão do turbo de seu Walker.
"Estou correndo com uns 30 ou 40 cavalos de potência a menos que os outros", contou.
"O carro, em si, até que está bom. Mas com o problema da válvula, não tive condições de acertá-lo da maneira que deveria", acrescentou o brasileiro.
André Ribeiro obteve o 17º tempo (53s848). O corredor aprovou o carro o desempenho do carro nas curvas do circuito.
"Mas tem algo que segura o carro nas retas", disse o piloto.
Uma das hipóteses levantadas pela Tasman é a de que o carro de Ribeiro possa estar muito baixo e batendo no chão.
O estreante na temporada, Marco Greco, foi o 24º (55s232).

LIGUE
A partir das 15h para o Folha Informações Esporte, 900-0316, para saber sobre o grid de largada do GP da Argentina de F-1, e a partir das 20h para saber o grid de largada do GP de Long Beach da Indy. Cada ligação custa R$ 1,17/min e o serviço funciona no Estado de São Paulo

Texto Anterior: Tico faz dois gols na vitória do São Paulo sobre o Remo
Próximo Texto: Gugelmin faz melhor tempo entre brasileiros
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.