São Paulo, sábado, 8 de abril de 1995
Texto Anterior | Índice

Peruanas

LUCAS FIGUEIREDO
DO ENVIADO ESPECIAL

O Ministério das Relações Exteriores do Peru informou na noite de ontem que o secretário administrativo do consulado peruano em Macara (Equador), Enrique Valenzuela, foi agredido e ameaçado com um revólver "por dois agentes do serviço de inteligência militar do Equador" vestidos em trajes civis.

O escritor argentino Ernesto Sábato condenou o governo peruano por manter na prisão Sybila Arredonda, acusada de apoiar o grupo terrorista Sendero Luminoso.
Fujimori conseguiu desarticular a campanha de um de seus 14 concorrentes, o prefeito de Lima, Ricardo Belmont, do partido Obras. O presidente reduziu o Orçamento da cidade, fazendo com que o prefeito atrasasse salários de servidores públicos por cinco meses.

"Inca Kola, a bebida de sabor nacional. Assim é chamado o principal concorrente da Coca-Cola no Peru. De sabor muitíssimo doce e cor amarelo-ouro, a Inka Cola tem como principal ingrediente a "erva luiza.

Os taxistas de Lima funcionam como uma corporação de relações públicas a serviço de Fujimori. Elogiam, listam realizações, contestam a opinião pública estrangeira e citam números da eficiência econômica do país. Alguns até dizem que ninguém passa fome...

A Fundação Peruana de Luta contra a Aids não confia no uso de camisinhas como meio para evitar a doença. Recomenda a abstinência sexual antes do casamento e a "completa fidelidade".

Os ambulantes não perdem a chance de fazer algum dinheiro com as eleições. Em qualquer esquina de Lima, o eleitor peruano pode consultar a lista dos locais de votação. Preço: US$ 0,15.

Apesar de o Sendero Luminoso ser assunto de nove entre dez conversas em Lima, a Agência Peruana de Notícias, a única a que os jornalistas têm acesso no centro internacional de imprensa, simplesmente ignora o terrorismo.
(LF)

Texto Anterior: Tentativa de fraude é descoberta no Peru
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.