São Paulo, segunda-feira, 10 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Soft jazz' da dupla Tuck & Patti chega ao máximo da sofisticação

CARLOS CALADO
ESPECIAL PARA A FOLHA

Há 17 anos eles mantêm um dos mais deliciosos duos de voz e guitarra já ouvidos no cenário musical. Com dois novos CDs nas lojas, a dupla Tuck & Patti mostra que não está nem aí para as modas e tendências do mercado.
Quarto álbum da dupla norte-americana, "Learning How to Fly" marca a estréia de Tuck & Patti na Epic/Sony. O guitarrista Tuck Andress e a cantora Patti Cathcart são casados dentro e fora do palco. Começaram a carreira em casas noturnas da área de São Francisco (costa oeste dos EUA).
Além de standards imortalizados por Ella Fitzgerald e Joe Pass, desde o início o repertório da dupla incluía canções pop de qualidade. Lennon & McCartney, Stevie Wonder e Jimi Hendrix estavam entre seus autores favoritos.
Tom intimista
Quando lançou o primeiro álbum ("Tears of Joy"), em 1988, o duo já tinha vivido uma década de estrada. Daí o impacto causado pelo tom intimista de suas composições próprias e algumas originais recriações de standards.
Essa atmosfera de cumplicidade também se deve ao modo como os dois produzem seus discos. Preferem gravar no estúdio digital que têm em casa, ao vivo, sem truques ou acréscimos posteriores. Assim, o resultado é totalmente fiel à performance da dupla no palco.
"Learning How to Fly" é o mais sofisticado trabalho de Tuck & Patti. Começa com a excitante "Live in the Light", composição assinada pelo casal.
Fã declarado da MPB, Tuck é também autor da faixa-título, cuja introdução lembra "Mas que Nada"(Jorge Ben Jor), mas passa longe do plágio. Nela, Patti exibe sua agilidade no "scat singing".
Para não perder o costume, a dupla volta a acertar nas recriações. Driblando a mera nostalgia comemorativa, injetam uma boa dose de vibração em "Woodstock" (de Joni Mitchell).
Um verdadeiro achado é "Yeah Yeah" (do cantor Jon Hendricks), revisitada pela dupla com o necessário molho jazzístico. Sem falar na versão de "Up From the Skies" (de Jimi Hendrix), que ganhou uma coloração bem mais suave e "bluesy".
Coletânea
Já o CD "The Best of Tuck & Patti" é uma coletânea extraída dos primeiros três álbuns da dupla, lançados originalmente pelo selo Windham Hill.
Entre as 13 faixas, há canções próprias, como "Love Warriors" e "Tears of Joy". "Honey Pie" (Lennon & McCartney), "Little Wing" (outra de Jimi Hendrix) e "As Time Goes By" (Herman Hupfeld) estão entre os sucessos revisitados no passado pelo duo.
Para quem ainda não conhece a música sofisticada da dupla, trata-se de uma boa introdução.

Título: Learning How to Fly
Artistas: Tuck & Patti
Lançamento: Epic/Sony
Título: The Best of Tuck & Patti
Lançamento: Windham Hill/BMG
Quanto: R$ 20 (cada um, em média)

Texto Anterior: Elton John volta sorridente do analista
Próximo Texto: Grupo Nouvelle Cuisine grava disco de música popular brasileira
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.