São Paulo, segunda-feira, 10 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Grupo Nouvelle Cuisine grava disco de música popular brasileira

PEDRO ALEXANDRE SANCHES
DA REPORTAGEM LOCAL

O grupo Nouvelle Cuisine está finalizando seu terceiro disco, depois de quatro anos sem gravar. A novidade é o repertório, centrado na música popular brasileira e não mais em standards do jazz ou músicas cantadas em inglês.
Com lançamento prometido pela gravadora Eldorado para o dia 15 de maio, o disco inclui composições de Ismael Silva, Dorival Caymmi, Gilberto Gil, Caetano Veloso e Ivone Lara.
O novo disco do grupo, formado por Carlos Fernando (voz), Maurício Tagliari (guitarra e violão), Luca Raeli (piano e clarineta) e Guga Stroeter (vibrafone), difere dos dois anteriores também na forma como foi gravado.
Após "Nouvelle Cuisine" (1988) e "Slow Food" (1991), o grupo saiu da gravadora Warner, que, segundo o vocalista Carlos Fernando, alegou que suas músicas não interessavam ao mercado. No ano passado, o grupo assinou contrato com a Eldorado.
Aliando as limitações financeiras ao desejo de realizar um trabalho "mais solto", o grupo optou por gravar em um estúdio caseiro improvisado, evitando o uso excessivo de recursos tecnológicos.
"Os outros discos eram compostos, cheio de superposições. Este vai ser mais tocado, mais relaxado", diz Tagliari.
A guinada rumo à MPB deve-se, segundo Carlos Fernando, à "necessidade de subsistência do grupo no mercado brasileiro, em que o público de jazz é bastante restrito".
Isso não significa, para ele, concessão ao mercado. "Cantamos nesse disco MPB com tratamento de jazz. Não queremos nacionalizar nosso trabalho, mas sim universalizá-lo. Mostrar que é indiferente cantar em português ou em outra língua", diz.
O movimento tropicalista do fim dos anos 60 e os primeiros anos pós-tropicalismo se destacam no disco, com "Três da Madrugada", de Torquato Neto, "Os Argonautas", de Caetano, "Oriente", de Gil, e "Festa Imodesta", de Caetano e Chico Buarque.
A bossa nova comparece em "Se É Tarde me Perdoa", de Carlos Lyra, "Preciso Aprender a Ser Só", de Marcos e Paulo Sérgio Valle, e "Canto Triste", de Edu Lobo.
"Se Você Jurar", de Ismael Silva, e "Você não Sabe Amar", de Dorival Caymmi, representam a MPB tradicional. O samba contemporâneo aparece em "Partido Alto", de Ivone Lara.
O disco tem ainda três inéditas do grupo e um standard solitário do jazz, "Stormy Weather".
Entre "Slow Food" e o novo álbum, Carlos Fernando lançou em 1994 um disco com o instrumentista Toninho Horta, em que interpreta Chico Buarque. Em maio, o cantor se apresenta solo no MIS (Museu da Imagem e do Som), cantando Ary Barroso.
A carreira paralela não determina crises no grupo, segundo os integrantes. "Só por causa disso, a imprensa me chama às vezes de 'ex-vocalista do Nouvelle Cuisine', mas estamos unidos como sempre", diz Carlos Fernando.
Mais nociva que os boatos de separação é, para eles, a associação do grupo ao yuppismo estético. "Nossa grande cruzada é desvincular música de comportamento", completa o cantor.

Texto Anterior: 'Soft jazz' da dupla Tuck & Patti chega ao máximo da sofisticação
Próximo Texto: L'Orchestre de Contrebasses toca hoje
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.