São Paulo, terça-feira, 11 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Assentados bloqueiam estrada por duas horas em Tremembé

MARCOS MEIRELLES
DA FOLHA VALE

Os trabalhadores sem-terra assentados em Tremembé (55 km de São José) bloquearam ontem, por duas horas, a rodovia que liga a cidade a Pindamonhangaba.
O bloqueio foi feito em protesto contra o funcionamento do único depósito de lixo da cidade dentro da área desapropriada pelo Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) e ocupada pelos trabalhadores.
Cerca de 200 pessoas participaram do bloqueio, que aconteceu entre 9h30 e 11h30. Em seguida, os sem-terra foram em passeata até a prefeitura.
Segundo o capitão da Polícia Militar, Flávio Costa, o bloqueio não afetou o tráfego na estrada, que tem pouco movimento e é usada principalmente por agricultores e fazendeiros da região.
A área onde fica o assentamento pertencia à Petrobrás e foi desapropriada pelo Incra há dois meses. Foram desapropriados 1.300 hectares de terra -o que corresponde a 1.300 campos de futebol.
As cem famílias assentadas decidiram, em assembléia, que não vão mais permitir a entrada dos caminhões de lixo na área.
Dois caminhões foram impedidos de levar o lixo para o depósito na manhã de ontem. A prefeitura recolhe diariamente 13,8 toneladas de lixo.
Segundo Deise Alves, líder do assentamento em Tremembé, o depósito tem provocado problemas de saúde aos trabalhadores e danos ao meio ambiente.
Os sem-terra alegam que o contrato com a Petrobrás, que permitia à prefeitura depositar o lixo no local, perdeu a validade com a desapropriação da área. O Incra informou ontem que já pediu a remoção do lixão para outra área.
Em reunião com uma comissão dos sem-terra, o prefeito Antonio Carlos Pereira (PMDB) disse que a prefeitura não tem outro local para depositar o lixo.
Os sem-terra devem fazer uma nova assembléia hoje de manhã para a avaliar o prazo de 30 dias que a prefeitura pediu para solucionar o problema.

Texto Anterior: Prefeitura de SP transfere dívida para o BB
Próximo Texto: Sem-terra e fazendeiro entram em acordo em Paranapanema
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.