São Paulo, terça-feira, 11 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Descida só pela Anchieta terá primeiro teste amanhã

MARCUS FERNANDES
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SANTOS

O novo esquema a ser implantado pelo Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S/A) para a Operação Descida no sistema Anchieta-Imigrantes não deverá funcionar nos meses de julho, novembro, dezembro, janeiro e fevereiro, segundo o diretor de Operações do Dersa, Fernando Carrazedo.
O novo sistema, batizado de "4x3" (quatro por três) consiste no uso das quatro faixas da Anchieta para descida ao litoral de São Paulo e das três faixas da Imigrantes para subida. O novo sistema deve passar a valer a partir de amanhã, com horário indefinido.
A informação de que o esquema não será implantado nos meses de férias desagradou o prefeito de Santos (72 km a sudeste de São Paulo), David Capistrano (PT). "Isso significa, pura e simplesmente, não tomar atitude nenhuma. É inaceitável", disse.
Nos meses de férias, acontecem grandes congestionamentos na subida da serra, que era feita somente por uma das pistas da Anchieta.
Carrazedo disse que o problema só será resolvido com a construção da segunda pista da Imigrantes.
O secretário estadual dos Transportes, Plínio Assmann, disse que o governo não possui previsão sobre a duplicação da Imigrantes.
Os cerca de 30 mil moradores dos bairros-cota de Cubatão (SP) decidiram, em caráter experimental, acatar a implantação do novo sistema. Os bairros-cota nasceram dos canteiros de obras criados para os operários que construíram a via Anchieta.
Na madrugada da última sexta-feira, moradores dos bairros-cota incendiaram um dos ônibus da Empresa Cubatense de Transporte Coletivo. Eles protestavam contra a tentativa implantação da nova Operação Descida. Pelo novo sistema, para chegar a Cubatão, em vez de usar a Anchieta, os moradores da área serão obrigados a circular por uma estrada de serviço, aumentando o percurso.
Por conta do protesto, o Dersa adiou a implantação da nova Operação Descida.

Texto Anterior: 34 menores fogem de fundação no Recife
Próximo Texto: Moradores temem acidente na nova rota
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.