São Paulo, terça-feira, 11 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estado negocia controle de poluição

DA REPORTAGEM LOCAL

O secretário estadual do Meio Ambiente, Fábio Feldmann, disse ontem que ainda está estudando a melhor forma para implantar a restrição na circulação de automóveis em São Paulo a fim reduzir a poluição.
Segundo ele, os estudos estão sendo feitos em conjunto com a prefeitura e devem ser concluídos nos próximos dias.
O secretário não quis detalhar o esquema a ser adotado nem a região da cidade a ser abrangida pela medida. Uma das possibilidades é utilizar a forma adotada na Cidade do México.
Às segundas, quartas e sextas-feiras, circulariam os carros com placas de final par. Os automóveis com placas de final ímpar só poderiam circular às terças, quintas e sábados. No domingo, não haveria restrições.
Feldmann afirmou que a restrição só será adotada "em situações de emergência". O outono e o inverno, estações mais secas, apresentam maiores problemas de poluição devido à dificuldade para a dispersão dos poluentes. As chuvas ajudam a melhorar a poluição.
O secretário do Meio Ambiente afirmou que a situação da poluição em São Paulo é menos grave que na Cidade do México.
Segundo ele, uma das maiores críticas ao esquema utilizado na capital mexicana é que as pessoas das classes sociais mais elevadas começaram a comprar um segundo veículo de placa com final diferente do primeiro -quem tinha um carro com final par comprava outro com final ímpar- para poder circular todos os dias.
Segundo Feldmann, como um segundo veículo, o carro era normalmente mais antigo, com menor controle de poluição.
"Carros que estavam parados voltaram a circular, piorando a poluição", afirmou.
A prefeitura vê o projeto de Feldmann com restrições. Segundo a prefeitura, o ideal seria controlar o nível de emissão de poluentes pelos veículos. Os carros teriam de passar por uma vistoria da regulagem do motor.

Texto Anterior: Parque do Povo pode ganhar shopping
Próximo Texto: Centro de Atenas é fechado a carros
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.