São Paulo, terça-feira, 11 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Centro de Atenas é fechado a carros

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

As autoridades de Atenas, na Grécia, proibiram ontem o trânsito de veículos no distrito histórico e comercial, no centro da cidade, devido à poluição ambiental.
O Ministério do Meio Ambiente da Grécia e a Prefeitura de Atenas financiaram um programa a um custo de US$ 27 milhões, com o objetivo de restringir o trânsito de automóveis em uma área de 2,5 km2.
A área abrange o centro da cidade. Atenas tem cerca de 4 milhões de habitantes.
O ministério informou que as medidas serão testadas durante três meses. Se derem certo, informou o ministério, vão se tornar permanentes.
Com o programa, o ministério espera reduzir a contaminação ambiental que afeta a capital grega.
Apenas os moradores do distrito comercial, com permissões especiais, poderão entrar em seus carros. Microônibus públicos transportarão os demais habitantes gratuitamente.
Cerca de 120 mil pessoas trabalham no distrito comercial. Outras 250 mil e 70 mil veículos transitam regularmente por essa região. Apesar disso, apenas mil pessoas moram na área afetada.
"Isso é extraordinário. Não vejo o centro assim desde que era uma criança", disse Georgia Stratou , 63, que passeava pela avenida Ermou, no centro da cidade.
A avenida, que em dias normais é uma das vias comerciais mais cheias de Atenas, ontem estava sem carros.
Os pedestres tinham que caminhar desde a praça da Constituição até o distrito de Monastiraki.

Texto Anterior: Estado negocia controle de poluição
Próximo Texto: 800 famílias são ameaçadas de despejo em favela na zona norte
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.