São Paulo, quinta-feira, 13 de abril de 1995
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Informática cria mercado para anúncios eletrônicos

AMY SERAFIN
DO "WORLD MEDIA"

Um adolescente fuma um cigarro. A cada tragada, envelhece dez anos. Segundos depois seu rosto jovem adquire a palidez de um homem velho.
Depois de ver esta propaganda hi tech na TV britânica, qualquer um pensaria duas vezes antes de acender um cigarro. Ela emprega um efeito especial que transforma um objeto em outro -o "morfismo".
Para os publicitários, este tipo de imagem gerada por computador representa uma nova e potente arma. Os computadores já podem programar a exibição de diferentes mensagens nos cartazes de propaganda dos estádios para os espectadores de eventos esportivos transmitidos pela televisão. Num futuro próximo, os publicitários planejam criar um relacionamento personalizado e interativo com seus clientes.
A "ciberpropaganda" não muda apenas as técnicas de produção da publicidade. Ela cria um mercado de mídia mais amplo e uma maior variedade de maneiras de expor um produto -redes de computadores, CD-ROM, CD-I e vídeos de aluguel.
As agências de publicidade globais estão criando departamentos inteiros dedicados à mídia moderna. Em Nova York a Saatchi & Saatchi tem uma divisão chamada de Interactive Plus. Em sua campanha atual para a Toyota, a agência está usando CD-ROM e serviços on line.

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