São Paulo, quinta-feira, 13 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sul da França agrada visão e olfato

NICOLAS MARTIN
ESPECIAL PARA A FOLHA

A França é a terra de perfumes como o famoso Chanel nº 5, produto criado nos anos 20 pela estilista francesa Coco Chanel e ainda hoje o mais vendido do mundo.
Marilyn Monroe ajudou a consolidar a glória desse perfume quando disse a um repórter que usava o Chanel nº 5 para dormir.
Na realidade, porém, a verdadeira capital francesa do perfume não é Paris e sim uma cidadezinha do sul da França chamada Grasse.
Quem leu "O Perfume" de Patrick Suskind sabe disso. No romance essa cidade é a terra prometida procurada por Jean Baptiste Grenouille, o herói da história.
Visitar Grasse é uma iniciação. O melhor é ir em maio, durante a festa da rosa, ou em agosto, quando as montanhas ficam perfumadas de jasmim e alfazema.
É também uma maneira interessante de curtir uma estada na Côte d'Azur entre o perfume, as artes -a área de Nice, Cannes, Antibes, Biot e Saint-Paul de Vence contém uma grande concentração de museus- e a boa vida.
Não esqueça do mar Mediterrâneo, que confere ao clima aquela suavidade que favorece o cultivo das flores para perfume.
Outras possibilidades são iniciar-se no paisagismo, conhecer um compositor-perfumista como Edmond Roudnitska, lançar-se no estudo do perfume -na escola do laboratório Givaudan Roure- ou visitar as "adegas" dos revendedores de essências, como Robertet ou Albert Vieille.

LEIA MAIS
Sobre o sul da França nas págs. 6-7 a 6-10.

Texto Anterior: Viagens literárias também passam pela região
Próximo Texto: Pacotes custam desde US$ 628
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.