São Paulo, sábado, 15 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nova Operação Descida volta a ser implantada

DA REPORTAGEM LOCAL

Nova Operação Descida volta a ser implantada
O motorista que for descer a serra hoje com destino à Baixada Santista ou litoral sul volta a ter a via Anchieta como única opção. A nova Operação Descida será implantada pela segunda vez hoje, das 6h às 12h.
As três pistas da Imigrantes estarão abertas para o retorno a São Paulo. Após as 13h, volta a ser usado o sistema normal: subida pela Imigrantes e pista norte da Anchieta e descida pela pista sul.
O intervalo entre 12h e 13h é usado para a "Operação Varredura", que retira carros que ainda estiverem na pista norte da Anchieta.
Durante esse período, os motoristas podem subir pela Imigrantes e descer pela pista sul da Anchieta. A pista norte fica interditada.
A Nova Operação Descida foi implantada pelo Dersa pela primeira vez na última quarta-feira e foi considerada um sucesso.
Problemas de falta de sinalização nas pistas da Anchieta deverão ser resolvidos hoje pelo Dersa. Segundo sua assessoria de imprensa, será colocada uma placa no km 40 da Anchieta (na interligação), indicando a entrada para a pista norte.
No km 55, uma placa indicará as entradas para Guarujá e Cubatão (à esquerda) e Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe (à direita).
Com a nova operação, a pista norte, que sempre foi usada para a subida da serra, dá acesso ao Guarujá, Cubatão, Santos e São Vicente. A pista sul dá acesso à Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe.
O objetivo da mudança é equilibrar o fluxo de veículos que descem e sobem a serra.
Segundo o presidente da Dersa, Stanislav Feriancic, com a antiga operação, em vigor na quinta-feira e ontem até as 14h, 1.600 carros podem subir a serra por hora, usando apenas a pista norte da Anchieta, e 5.000 podem descer, pela Imigrantes e pista sul.
"Com o aumento do movimento no porto de Santos, os caminhões congestionavam a serra."
Com a nova operação, há possibilidade de 5.000 carros por hora descerem a serra e 5.000 subirem.
Ontem o movimento em todas as estradas que saem da capital esteve abaixo do normal.
A orientação do Dersa é para que os motoristas antecipem seu retorno do feriado. O ideal é pegar a estrada de volta a São Paulo das 15h de hoje às 12h de amanhã ou na madrugada de segunda-feira.
O horário das 13h às 24h de amanhã deve ser evitado por quem volta do interior do Estado. Quem vai deixar o litoral, deve evitar o horário das 15h às 24h de amanhã.

Texto Anterior: Paulistanos matam saudades do frio
Próximo Texto: Portadora do vírus HIV diz que vai se matar
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.