São Paulo, sábado, 15 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

90% dos portos são irregulares

DA FOLHA VALE

Segundo o DEPRN (Departamento Estadual de Proteção dos Recursos Naturais Renováveis), pelo menos 90% de um total de 400 portos de areia instalados no Vale do Paraíba operam em situação irregular.
A retirada irregular de areia aumenta os riscos de deslizamentos de morros e polui, com óleo e areia suja, o leito dos rios. Lagoas formadas por água desviada dos rios se aproximam das margens aumentando o risco de poluição.
As máquinas que lavam a areia após a extração soltam óleo na água.
O Código Florestal proíbe retirada de areia de uma faixa de 100 metros a a partir do leito dos rios, considerada área de preservação.
Nas proximidades da rodovia Ayrton Senna, existem cerca de 30 portos. Nos locais de extração próximos à estrada, jatos d'água forçam o deslizamento da areia dos morros em um sistema chamado desmonte hidráulico.
Segundo a comissão de meio Ambiente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), a extração de areia em morros deixa sua inclinação a 90 graus em relação ao solo, quando não deveria passar de 45 graus.

Texto Anterior: Como é o desmonte hidráulico
Próximo Texto: Preço aumenta até 245% no transporte
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.