São Paulo, sábado, 15 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Renault pode vir ao Brasil, diz Dorothea

ANDRÉ FONTENELLE
DE PARIS

Louis Schweitzer, presidente da Renault, estatal francesa do setor automobilístico, confirmou em encontro com a ministra da Indústria e do Comércio, Dorothéa Werneck, que irá ao Brasil em junho.
A Renault planeja instalar uma montadora no país. A decisão deve ser tomada até julho. O investimento é de cerca de US$ 1 bilhão.
Segundo Dorothéa, que está em Paris, "os estados em torno de São Paulo" têm chances de sediar a fábrica. Citou, em particular, Rio, Minas e Santa Catarina.
Schweitzer expressou inquietude com a elevação da alíquota sobre as importações de automóveis, ocorrida no final de março. A ministra ressaltou, porém, que a medida é provisória.
Ela acha que isso não fará a Renault desistir de investir no Brasil: "Confiança se reconquista."
Os ministros da área econômica parecem já ter reconquistado a confiança de Dorothéa, após o incidente provocado pelo aumento das alíquotas de importação -a ministra não foi avisada da decisão com antecedência. " Está tudo bem", minimizou.
Turismo sexual
A afirmou ontem em Paris que o governo vai combater com firmeza o turismo sexual -no qual turistas do Primeiro Mundo vão ao Brasil em busca de prostitutas.
Respondendo a uma pergunta em café da manhã com empresários franceses, a ministra disse que os agentes de turismo estrangeiros devem mudar as campanhas publicitárias sobre o Brasil.
Ela se queixou dos pôsteres de promoção do Brasil que " acentuam certas partes do físico feminino": " Está sempre lá a danada da bunda de fora. Coisa horrorosa. Queremos tudo, menos o turismo sexual."
" Eu, como mulher, estou cansada de chegar em outro país e, ao dizer que sou brasileira, ser olhada de outro jeito", acrescentou.
Dorothéa iniciou na quinta-feira viagem de dez dias à Europa (França, Reino Unido e Espanha), para encontros com empresários, em busca de novos investimentos na indústria e no turismo.
Ela explicou que seu ministério vai trabalhar com o da Saúde na fiscalização do turismo sexual e no atendimento aos menores que se prostituem, especialmente em Fortaleza, Recife e Natal.
Dorothéa passa a Páscoa na capital francesa. Segunda-feira, segue para Londres e, na quinta, para Madri. Nas duas cidades, encontrará ministros e empresários.

Texto Anterior: Desenvolvimento industrial rural
Próximo Texto: Prejuízo na venda de carro não é compensado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.