São Paulo, domingo, 16 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

David Uip testa nova droga anti-Aids; O NÚMERO; A FRASE; Dente acidentado pode ser "salvo"; EUA vão ajudar a estudar doença tropical; Holanda cria vacina antigripal para inalar

JULIO ABRAMCZYK

David Uip testa nova droga anti-Aids
O infectologista David Uip (foto) é um dos responsáveis no Brasil pelos testes de uma nova droga, o MK-639, do laboratório norte-americano Merck Sharp & Dohme, que retardaria a reprodução do vírus da Aids (HIV). O estudo está sendo desenvolvido no ambulatório do Hospital das Clínicas (zona oeste de São Paulo).

O NÚMERO
145 ... países (Brasil inclusive) já erradicaram a poliomielite, devido à continuidade da vacinação, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

A FRASE
"A erradicação da poliomielite representa uma colaboração histórica entre a OMS e o setor privado, graças aos US$ 246 milhões doados pelo Rotary Internacional para aquisição de vacinas."
(Do médico John Sever, do Programa PolioPlus do Rotary)

Dente acidentado pode ser "salvo"
Os dentes da frente afetados em acidentes podem ser salvos, diz o professor Celso Kenji Nishiyama, do Hospital de Pesquisa e Reabilitação de Lesões Labiopalatais da USP. Nishiyama recomenda lavá-los em água corrente, colocá-los novamente no alvéolo dentário (cavidade onde estavam alojados) e procurar um dentista em duas horas. Depois deste período, o dente é rejeitado pelo organismo.

EUA vão ajudar a estudar doença tropical
Médicos militares brasileiros e norte-americanos passarão a fazer pesquisas conjuntas no campo da prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças tropicais. Novas drogas para o tratamento da malária e leishmaniose serão estudadas pelo Instituto de Biologia do Exército Brasileiro e o Instituto de Pesquisas Walter Reed, do Exército dos EUA. O convênio foi assinado pelo ministro Luiz Felipe Lampreia, das Relações Exteriores, e pelo embaixador Melvyn Levitsky (EUA), no último dia 12.

Holanda cria vacina antigripal para inalar
A vacina antigripal injetável muito usada no exterior, principalmente para idosos, protege contra complicações pulmonares, mas não evita o desconforto da coriza e da dor de garganta. Para evitar esses sintomas, pesquisadores holandeses desenvolveram, na Universidade de Groningen, vacina antigripal para ser inalada, que reforçaria o sistema imunológico de proteção das mucosas do nariz e evitaria o uso das injeções.

Texto Anterior: Alfredo, 9, faz dieta sem parar de comer chocolate
Próximo Texto: Obesidade pode causar infarto
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.