São Paulo, domingo, 16 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Obesidade pode causar infarto

JAIRO BOUER
ESPECIAL PARA A FOLHA

Crianças obesas não tratadas que se tornam adultos obesos vão ter maior incidência de doenças cardiovasculares.
Um estudo publicado 94 na Suécia acompanhou por 40 anos pessoas que foram crianças obesas e demonstrou que elas morrem mais cedo. A principal causa das mortes foram as complicações decorrentes de obstruções das coronárias (artérias que irrigam o coração), diabetes (taxa elevada de açúcar no sangue) e hipertensão arterial (pressão alta).
Segundo Halpern, tratar a obesidade infantil significa prevenir problemas como infartos e derrames. Segundo ele, mais de 50% das crianças obesas apresentam alterações de colesterol (gordura) no sangue.
47,5% dessas crianças têm níveis diminuídos de HDL -o colesterol que protege as coronárias- e 20,5% têm níveis elevados de LDL -o colesterol que é prejudicial para essas artérias.
Existe um componente genético na determinação dos casos de obesidade. Filhos de pais obesos têm oito vezes mais chance de desenvolver obesidade do que filhos de pais não obesos. (JB)

Texto Anterior: David Uip testa nova droga anti-Aids; O NÚMERO; A FRASE; Dente acidentado pode ser "salvo"; EUA vão ajudar a estudar doença tropical; Holanda cria vacina antigripal para inalar
Próximo Texto: Falta de 'vícios' facilita regime de criança
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.