São Paulo, domingo, 16 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Imobiliárias exigem garantia do inquilino

DA REPORTAGEM LOCAL

Muitas imobiliárias pedem ao inquilino de temporada um cheque caução. A prática tem por objetivo garantir eventuais prejuízos que possam ocorrer durante a locação.
Essa forma de garantia (também adotada por pessoas que alugam suas casas sem a ajuda de imobiliárias) corresponde a 20% ou 30% do preço total do contrato.
O cheque só é devolvido ao cliente depois do período da esta dia, mediante vistoria que não acuse problemas no mobiliário ou no próprio imóvel.
O artigo 37 da Lei do Inquilinato regulamenta esse tipo de negociação.
"Também é possível descontar do valor do cheque caução despesas extras, como tarifas com ligações interurbanas", diz Lucila Nedelciu, da Week End's Lazer.
João Carlos Moreira de Moraes, 28, proprietário da Solar Imóveis, afirma que atualmente as despesas com tarifas públicas são cobradas à parte em Campos do Jordão.
"Em quase todos os casos, gastos com consumo de energia e água, além do uso do telefone, não estão inclusos na diária."
Em casas e sítios com caseiros, os clientes têm a opção de contratar serviços de limpeza e preparo de refeições durante a locação. Esses serviços representam despesas adicionais.
O valor geralmente é acertado com o próprio caseiro. Em sítios do interior de São Paulo, os caseiros costumam cobrar uma diária deR$ 15.
Onde procurar
Os interessados em alugar imóveis podem telefonar para imobiliárias do local escolhido.
Podem ainda procurar empresas de São Paulo que trabalham com ofertas em várias localidades, como é caso da Week End's Lazer.
Em anúncios classificados dejornais também aparecem ofertas. Nesses casos, geralmente o negócio é tratado diretamente com o proprietário do imóvel.
Quando o negócio é feito por telefone com imobiliária da cidade escolhida, geralmente se exige remessa de 50% do valor (via banco) para confirmação da reserva.
O recibo desse pagamento pode ser enviado ao cliente por fax. O valor restante do contrato é quitado na entrega das chaves. (TF)

Texto Anterior: CARTAS
Próximo Texto: Antecipar reserva garante melhores opções
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.