São Paulo, domingo, 16 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ativista de 70 anos luta contra depósito

DANIELA ROCHA
DA ENVIADA ESPECIAL

Dentro de uma semana o ativista Dave Dale completa 70 anos. Natural do Estado de Illinois, Dale chegou em Ruidoso há quatro anos para se aposentar.
"Não consegui. Assumi a luta em Ruidoso contra a construção do reservatório nuclear na reserva dos mescaleros", afirmou o ativista, que organizou protestos em Chicago contra as guerras do Vietnã e do Golfo.
Dale mora sozinho em uma casa de madeira na principal rua de Ruidoso, a Sudderth Drive. No seu quintal, cultiva plantas para vender aos estabelecimentos comerciais da cidade.
Na fachada de sua casa, uma placa traz o nome de seu estabelecimento: "Sacramento - Nature is a Sacrament" (A natureza é um sacramento) e um cartaz pedindo o fim das reservas nucleares.
Sua casa vive trancada e silenciosa. "Já tive minha casa rondada à noite. Prefiro não correr riscos." Dale não se intimida. "Faremos um próximo protesto em maio, quando está previsto o fechamento de novos termos do acordo".
Dale disse que começou a protestar contra o reservatório nuclear há três anos e meio, quando os índios ainda estavam em negociação com o Departamento de Energia americano. "Em 1993 o governo desistiu do projeto e os índios entraram em um acordo privado com as empresas", disse.
Por protestar contra a decisão de Wendell Chino, presidente dos mescaleros, Dale foi o primeiro homem branco que recebeu uma carta em que foi oficialmente banido do território indígena. "Em resposta, bani a presença de Chino e seu conselho em minha casa."
Dale disse que muitos pensam que ele é defende a hegemonia dos brancos sobre os índios. "Muito pelo contrário, sempre fui a favor dos índios. Sou contra a destruição e a ditadura que existe na tribo dos mescaleros", disse.
Segundo ele, Chino se utiliza da bandeira da soberania dos índios para sustentar a construção do reservatório. "É uma idéia tão ingênua a deles, em acreditar que o reservatório construído será utilizado provisoriamente por 40 anos. Vai ser usado para sempre", disse.
No final do ano passado, Dale foi alertado por comerciantes de Ruidoso que não encontraria apoio por causa das ameaças de Chino."Pediam que eu me calasse, caso contrário Chino fecharia a estação de esqui e eles perderiam seus turistas. Ninguém pára e pensa que o turismo vai acabar depois de concluído o reservatório."
Dale acredita que o nome Sacramento foi o nome dado à área porque ela é realmente sagrada. "Vim aqui para escrever poemas, cultivar plantas e viver em paz." (DR)

Texto Anterior: Saiba quem são os mescaleros
Próximo Texto: Eleição na tribo foi injusta, diz opositora
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.