São Paulo, domingo, 16 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saiba quem são os mescaleros

DANIELA ROCHA
DA ENVIADA ESPECIAL

Os mescaleros fazem parte do pequeno grupo de nativos americanos que conseguiu se estabelecer em sua terra de origem. A reserva tem 1.861 km2 entre as montanhas rochosas, na cadeia Sacramento.
O nome teria origem num cacto local chamado mescal, ou peiote, de propriedades alucinógenas.
A tribo é bastante organizada. Toda a parte administrativa fica localizada no escritório central, um prédio avistado da estrada, por quem chega à reserva ao sul, pela rodovia federal rota 70.
A maior concentração populacional da reserva fica na sua porção sudeste, com cerca de 2.500 pessoas. Outros cerca de 900 mescaleros estão espalhados nas montanhas. A língua oficial é inglês, mas muitos índios falam espanhol, devido à proximidade da fronteira com o México.
Na única escola da comunidade, a Mescalero Elementary, cerca de 200 crianças aprendem, além do currículo normal, a língua nativa apache. "Mas só conversamos em inglês em casa", disse Corrie Kinzhuma, 9, aluna da terceira série.
As salas de aula são equipadas com computadores. As atividades extracurriculares são gravadas em vídeo. Os mescaleros moram em casas de madeira simples, parecidas com as pré-fabricadas. Todos têm antenas parabólicas. (DR)

Texto Anterior: Índios aceitam lixo atômico
Próximo Texto: Ativista de 70 anos luta contra depósito
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.