São Paulo, domingo, 16 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Governo dos EUA deu idéia

DANIELA ROCHA
DA ENVIADA ESPECIAL

A idéia de estocar provisoriamente o lixo nuclear gerado por dezenas de companhias energéticas americanas surgiu no Departamento de Energia dos EUA.
Foi proposto em 1987 um programa para Estados, distritos, cidades ou territórios indígenas, que receberiam em troca benefícios como isenção de impostos.
Apenas tribos indígenas se voluntariaram. Isso provocou um problema político que, unido à falta de verbas, fez com que o projeto fosse cancelado.
Os mescaleros foram os únicos a propor uma joint-venture com as empresas e a fechar um contrato. Segundo a porta-voz das empresas, Joan Johnson, por se tratar de um contrato privado em andamento, ainda não é possível divulgar detalhes do projeto.
O material que será estocado em concreto é resíduo nuclear de alto teor radiativo. Segundo o Departamento de Energia, não há risco de o material vazar -por ser sólido- nem de explodir -por não ser inflamável.
A maior discussão ainda está por vir, quando o material nuclear deverá ser transportando dos Estados do nordeste americano para o Novo México, cortando na transversal os EUA. O transporte só poderá ser efetuado com a autorização de cada Estado. (DR)

Texto Anterior: Eleição na tribo foi injusta, diz opositora
Próximo Texto: Turbulência econômica não poupa economia americana
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.