São Paulo, domingo, 16 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Engraçadinha' leva as taras de Nelson Rodrigues à faixa nobre

RONI LIMA
DA SUCURSAL DO RIO

'Engraçadinha' traz as taras de Nelson Rodrigues à faixa nobre
Minissérie que estréia dia 25 na Globo é estrelada por Cláudia Raia e aborda temas como lesbianismo, incesto e castração
Lesbianismo, incesto e castração, entre outras perver sões, são alguns dos ingredientes da minissérie "Engraçadinha... Seus Amores e Seus Pecados", que estréia dia 25 às 22h30 -em pleno horário nobre- na Rede Globo.
Adaptada para a TV a partir do folhetim "Asfalto Selva gem", do escritor, jornalista e dramaturgo Nelson Rodrigues (leia texto à pág. 5), "Engraçadinha" tem 19 capítulos e é estrelada por Cláudia Raia.
No papel da protagonista em idade adulta, Cláudia considera a personagem a mais difícil de sua carreira, e conta que precisou deixar de lado sua formação de atriz cômica.
"Sou uma comediante nata e para fazer essa personagem, tive que me concentrar muito, porque é muito diferente de mim: a Engraçadinha tem 38 anos de tragédia estampados no rosto."
Sobre o resultado, ela apos ta: "Acho que a minissérie vai causar polêmica. É tudo muito forte e dito de uma maneira que todos gostariam de dizer, mas não têm coragem."
A trama gira em torno de uma mulher que se transforma em fanática religiosa após vi
venciar uma tragédia familiar em sua juventude.
Apaixonada pelo primo Silvio (Angelo Antônio), ela engravida dele. Mas os dois descobrem que são irmãos por parte de pai.
Silvio, então, se castra e morre. Na sequência, o pai -um importante político vivido por Claudio Correa e Castro- se suicida.
Sentindo-se culpada pela desgraça, a protagonista tenta se proteger em um casamento
monótono, no qual o sexo tem como única meta a procriação.
A vida de Engraçadinha volta a ficar tumultuada quando ela redescobre o prazer sexual com um amante -vivido pelo ator Alexandre Borges-e recebe a visita inesperada de sua prima Letícia -interpretada por Maria Luisa Mendonça-, que a deseja sexualmente (leia abaixo trechos da minissérie).
Adaptada para a televisão por Leopoldo Serran e Carlos Gerbase, "Engraçadinha... Seus Amores e Seus Pecados" tem direção geral de Denise Saraceni e co-direção de Johny Jardim.

Texto Anterior: Vera Zimmerman leva Travesso a Paris; Novelas da Globo voltam a SP; Márcio Garcia faz corte à Peri; Rio tem evento de TV paga; Rede católica entra no ar; "Você Decide" volta ao ar reformulado
Próximo Texto: Personagem de Betti é alter ego do autor
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.