São Paulo, domingo, 16 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Uno Turbo melhora com ar-condicionado

GRACILIANO TONI
DA REDAÇÃO

O Uno Turbo foi feito para quem gosta de guiar rápido, sacrificando conforto. Mesmo assim, a Fiat passou a oferecer ar-condicionado como opcional no carro. Com o ar ligado, o Uno Turbo perde um pouco -bem pouco- de desempenho, mas fica mais agradável para seus ocupantes.
Para encaixar o sistema de ar-condicionado no já apertado espaço para o motor do Uno Turbo, a Fiat deslocou o distribuidor -responsável pela entrega da energia às velas, que vão queimar o combustível- da parte inferior para a superior do motor.
Tubos e mangueiras tiveram que ser remanejados. Como resultado, o motor ficou mais escondido, a manutenção mais difícil (as velas encharcam facilmente e o acesso a elas exige certa ginástica), mas houve ganho de conforto.
O que não melhorou mesmo foi o tamanho dos bancos dianteiros. Para motoristas magros, há um pouco de aperto. Para os mais gordinhos, é quase inviável sentar neles. Em compensação, seguram muito bem o corpo em curvas.
Outra fonte de desconforto no Uno Turbo é a excessiva dureza da suspensão. Todos os trancos provocados por choques com obstáculos do solo -buracos, lombadas, irregularidades- são transmitidos aos ocupantes do carro.
O negócio do carrinho é chão liso. Nesse caso, seu comportamento é exemplar. Fica sempre grudado no chão, sem derrapar, em qualquer tipo de curva.
O ótimo sistema de direção, com assistência hidráulica, deixa o volante relativamente leve em manobras de baixa velocidade e suficientemente firme quando o carro está mais veloz.
Motores turbo normalmente são fracos em baixas rotações (leia texto ao lado). Com o ar ligado, o Uno fica bem chocho -não muito diferente, aliás, de quando o ar está desligado- até chegar a rotações mais altas, quando vira um foguete.

Texto Anterior: Design do Versailles ganha novos detalhes; Land Rover oferece assistência 24 horas; KTM tem Nissan Sentra por preço sem reajuste; Caxias do Sul (RS) terá feira mundial tecnológica; Venda de motos cresce 17% em março; Mercedes-Benz lança caminhão com tração 6x4; GM bate recorde de produção no Brasil
Próximo Texto: Saiba como turbo opera
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.