São Paulo, domingo, 16 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saiba como turbo opera

DA REDAÇÃO

Em motores normais (os aspirados), o ar necessário à queima do combustível nunca chega em quantidade suficiente ao motor.
O problema se agrava conforme aumenta a altitude -altura em relação ao nível do mar- porque o ar fica mais ralo.
O turbo comprime o ar, que chega com maior pressão ao interior do motor, preenchendo melhor os cilindros e a câmara de combustão, onde ocorre a explosão da mistura do ar com o combustível -que pode ser gasolina (caso do Uno Turbo), álcool ou diesel.
Sem ar -na verdade, oxigênio, um de seus componentes-, o combustível não explode. Com pouco ar, explode pouco. Com muito ar, explode melhor, aumentando o desempenho do carro.
A própria fumaça do escapamento aciona o turbo.
Depois da explosão da mistura, os gases que saem pelo escapamento fazem girar uma hélice chamada turbina, presa por um eixo a outra turbina semelhante, que vai comprimir o ar no motor.
Um dos problemas do turbo é a falta de potência em baixas rotações. Só quando o motor está mais acelerado há gases suficientes no escapamento para girar a turbina em velocidade suficiente para garantir boa pressão.
Há uma válvula para evitar excesso de pressão, que seria inevitável em altas rotações, podendo provocar danos graves ao motor.

Texto Anterior: Uno Turbo melhora com ar-condicionado
Próximo Texto: Montadoras disputam contrato milionário
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.