São Paulo, segunda-feira, 17 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mercado de sorvetes deve esquentar

MARCELO CHERTO E MARCUS RIZZO

O mercado brasileiro de sorvetes vem passando por uma revolução graças às ações de guerrilha de marketing praticadas por pequenas e médias empresas como Gela-Guela, Tarumã, Luigi, Pierrot, Frescone e outras, para não falar dos gaúchos que "inventaram" as franquias de buffets de sorvete (sorveterias "a quilo"). É interessante notar que a maioria dessas empresas ou já se utiliza do franchising, ou está se preparando para isso. Foi o jeito que encontraram para criar um canal eficiente para o escoamento de seus produtos.
Pois saiba o leitor que esse mercado deve ficar ainda mais agitado. E não só em função da reação que a Kibon e a Nestlé (Yopa) já estão detonando.
Sabemos, de fonte segura, que as 3 maiores franqueadoras do ramo nos EUA, que são a Baskin Robbins, a Dairy Queen e a Haagen Dazs, estão "conversando" com alguns grupos nacionais, com o objetivo de formar parcerias a fim de trazer suas franquias para cá. E onde há fumaça...

E já que falamos em franquias de buffets de sorvete, acreditamos que esse conceito deve estourar em São Paulo no próximo verão. Quem já visitou uma dessas lojas não entende por que diabos a coisa ainda não pintou por aqui. Nosso amigo Gerson Keila, presidente da Dunkin' Donuts, que é do ramo, concorda conosco em gênero, número e grau.

Por mais profissionais que sejam os diretores e os donos de uma empresa, uma atitude infeliz de um único funcionário de 5º escalão pode prejudicar a imagem da corporação como um todo. E até a imagem de uma marca e de toda uma rede de franquias.
É triste perceber que a maior parte dos franqueadores brasileiros não se dá conta disso. Alguns investem fortunas em campanhas publicitárias, mas esquecem de gastar alguns trocados no treinamento e na supervisão de sua própria equipe e também dos funcionários de suas franquias. Justamente os caras que vão estar cara a cara com o consumidor, de quem vem a grana que sustenta o circo todo.

Semana que vem acontece a cerimônia de entrega do Prêmio Franquia do Ano, promovida pelo Conselho Superior de Franqueadores da Franchising University. Por enquanto, estamos proibidos de divulgar qualquer detalhe a respeito. Para manter o suspense.

MARCELO CHERTO, é diretor da Cherto & Rizzo Franchising. MARCUS RIZZO é presidente do Instituto Franchising. Os dois são professores da FGV e da Franchising University e autores de diversos livros sobre franchising.

Texto Anterior: A ofensiva das marcas privadas
Próximo Texto: Ivan Pinto deve suceder Duailibi à frente da Abap
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.