São Paulo, segunda-feira, 17 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Seleção de novatos é rígida

FÁBIO SORMANI
ESPECIAL PARA A FOLHA

Nem todo jogador universitário é aprovado pela NBA. Há restrições impostas pela NCAA -a entidade que comanda o esporte amador nos EUA- e também pela liga profissional.
Os jogadores universitários são divididos em quatro categorias: freshman (calouro), sophomore (segundanista), junior (penúltimo ano na universidade) e senior (quartanista). De acordo com a NCAA, apenas os atletas freshmen não podem ser recrutados pela NBA.
A liga, por sua vez, determinou que cada um dos 29 times -com a inclusão de duas equipes do Canadá- tem direito a duas escolhas. Ou seja: dos quase 5.000 universitários, apenas 58 conseguem passar à NBA.
Ed O'Bannon é um jogador senior de UCLA. Por isso, automaticamente elegível. O "draft" (seleção) deste ano acontecerá no dia 28 de junho, em Toronto .
O comentarista Dick Vitale, da ESPN -emissora a cabo dos EUA que só transmite esporte-, catedrático em basquete universitário, prevê que Ed O'Bannon estará entre os cinco primeiros "drafts".

Texto Anterior: NBA recebe astro do basquete universitário
Próximo Texto: PJ HARVEY A GUITARRISTA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.