São Paulo, segunda-feira, 17 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sérvios reúnem quadrinhos contra a guerra em seu país

J. M. M. KAZI
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Um grupo de artistas sérvios tenta romper o isolamento cultural causado pela guerra na ex-Iugoslávia. A mais concreta realização desse movimento é o pôster gigante "Aut!"
"Aut!" já está no segundo número, continuando a desafiar a censura e a insanidade da guerra. Os pôsteres são colados nos muros das cidades sérvias. "A intenção é falar diretamente com as pessoas", diz Sasha Rakezich, 32, quadrinista sérvio que lidera informalmente o grupo.
Publicado em conjunto com o Movimento pela Paz de Pancevo (cidade da Sérvia), o número dois de "Aut!" tem tiras de autores de seis países (EUA, Inglaterra, França, Itália, Eslovênia e Sérvia). Artistas brasileiros também podem participar. Os temas são sempre os mesmos: a guerra, seus absurdos, horrores e o cotidiano em meio ao caos.
A Sérvia está em conflito com a Bósnia e já esteve em guerra com a Croácia. Os três países, mais a Eslovênia e a Macedônia, formavam a Iugoslávia até 1990.
Rakezich, editor do fanzine "Alas! Comics", chamou a atenção do mundo para os problemas iugoslavos com seus quadrinhos "oníricos".
Via correio, o autor conseguiu enviar seu trabalho para editoras independentes norte-americanas, que se prontificaram a publicá-lo. "Life under sanctions" (A Vida sob Sanções), sua primeira revista própria, saiu nos EUA no ano passado, pela editora alternativa Fantagraphics.

Quadrinistas que trabalhem com o tema proposto podem colaborar com "Aut!". Escreva, de preferência em inglês, para: Pokret za mir Pancevo (Movimento pela Paz de Pancevo) - P.O. box 186, 26000 Pancevo, Vojvodina, ex-Yugoslavia (se possível, envie também um cupom de resposta, comprado em agências do correio brasileiro).
Tel. e fax: 00-381-13-521-967 (24 horas por dia).
E-mail: PPM PANCEVO ZAMIR-BG.ztn.zer.de

Texto Anterior: CARTAS
Próximo Texto: Evento lembra morte da jovem Anne Frank
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.