São Paulo, terça-feira, 18 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasil encoraja investidores

The New York Times
De Nova York

DANIELA ROCHA
DE NOVA YORK

"Investidores norte-americanos invadem Brasil", afirma título de reportagem publicada ontem no jornal norte-americano "The New York Times".
O aumento do volume de negócios entre os EUA e o Brasil é atribuído ao crescimento da demanda provocado pela reforma da moeda e à queda de inflação.
"Isso está encorajando uma invasão de investidores estrangeiros", afirma o jornal.
O artigo afirma que o presidente Fernando Henrique, em visita esta semana aos Estados Unidos, vai anunciar que o Brasil busca até o ano 2000 US$ 72 bilhões de investimento público e privado para expansão de rodovias, do serviço telefônico e do setor hidrelétrico.
"O presidente poderá falar sobre o recente sucesso econômico do seu país, após um longo período com reputação de ser um país protecionista e de hiperinflação."
O jornal afirma que a crise mexicana provocou queda da Bolsa de Valores de São Paulo, e que muitos investidores de Wall Street (centro financeiro de Nova York) estão insatisfeitos por terem adquirido ações da Telebrás e Eletrobrás. Eles acreditavam que as empresas seriam privatizadas no início da gestão de FHC. "O presidente nunca prometeu isso e agora parece longe de fazê-lo", afirma o texto.
Além disso, segundo o jornal, o sistema previdenciário do Brasil está falindo. O artigo diz também que políticos corruptos só agora deixaram o Banespa, que apresenta US$ 20 bilhões em prejuízo.
"Mas há muitas boas notícias também", afirma. Segundo o artigo, a taxa de investimentos no Brasil deve pular para 17% do PIB, em comparação aos 15% do ano passado, e a economia brasileira deve crescer 5% em 1995.
A reportagem cita as companhias Wal-Mart Stores e J.C. Penney como interessadas em abrir escritórios em São Paulo. Além disso, afirma que, antes mesmo da reforma constitucional, o governo brasileiro já está se associando a empresas como a AT&T e outras na área de telecomunicações. (DR)

Texto Anterior: "Assume aí', diz FHC a Maciel por telefone
Próximo Texto: Outras reformas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.