São Paulo, terça-feira, 18 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Há 40 anos morria Albert Einstein, criador da teoria da relatividade

CÁSSIO LEITE VIEIRA
ESPECIAL PARA A FOLHA

Há 40 anos, morria em Princeton (EUA) o físico alemão Albert Einstein (1879-1955), idealizador da teoria da relatividade.
Hoje, Einstein é sinônimo de "Tudo é relativo", forma fácil de sintetizar uma compreensão rasa de dois de seus trabalhos: a teoria da relatividade restrita, de 1905, e a da relatividade geral, de 1915.
Ainda em 1905, publicou outros dois artigos geniais: sobre um tipo de movimento (chamado browniano) e sobre o efeito fotoelétrico (que lhe rendeu o Nobel de 1921).
Trabalhos menos conhecidos alicerçaram a mecânica quântica, teoria que forma, com a relatividade geral, a base da física moderna.
Tentou nos últimos anos de vida chegar a um tipo de teoria para explicar todos os fenômenos do Universo. Em vão. Mas nos outros cerca de 300 trabalhos científicos, a natureza se comportou segundo seu mando. (Foi, sem dúvida, um criador de universos, como o classificou o escritor irlandês Bernard Shaw (1856-1950).
Para comemorar a data, a editora Nova Fronteira lança o clássico biográfico "Sutil é o Senhor - Albert Einstein, a Ciência e a Vida", do físico Abraham Pais.
"Todos sabem que Einstein produziu algo de assombroso, mas poucos sabem realmente o que ele fez", disse dele o amigo e filósofo inglês Bertrand Russell.
Pelo volume de informações, "Sutil é o Senhor" revelará muito sobre a vida e obra do biografado. Mas fica o alerta: Pais não poupou fórmulas ou trechos científicos mais pesados.
Entre março e maio deste ano comemoram-se também os 70 anos das passagens do físico pelo Brasil. Para comemorá-las, está sendo organizada a exposição "Einstein no Brasil, no Rio de Janeiro. O evento durará de 15 a 26 de maio, no Foro de Ciência e Cultura da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Av. Venceslau Brás, 71, Campus da Praia Vermelha).

Texto Anterior: Chuva de meteoros será visível de todo o país a partir de amanhã
Próximo Texto: Indústria adia pagamento de impostos, alerta Fiesp
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.