São Paulo, terça-feira, 18 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aposentados buscam alternativa em Brasília

Comitiva vai conhecer proposta de deputado petista

DA "FT"

Uma comissão de 32 aposentados viajou ontem à tarde para Brasília para participar de uma reunião para discutir as reformas na Previdência. Eles se opõem às mudanças pretendidas pelo governo na área.
O encontro acontece hoje, às 9h, na Comissão do Trabalho da Câmara dos Deputados. Fazem parte do grupo os integrantes de várias associações de São Paulo, representando, ao todo, cerca de um milhão de aposentados.
Eles vão conhecer o projeto de reforma da Previdência que vai ser apresentado pelo deputado Paulo Paim (PT-RS) como alternativa às mudanças propostas pelo governo.
"Não podemos deixar que tirem a aposentadoria por tempo de serviço e o teto atual de dez salários mínimos. As mudanças podem ser feitas desde que respeitem a Constituição", disse Josefa Britto, 62 anos, aposentada e assessora da diretoria do Sindicato dos Bancários.
Josefa afirmou que a comissão vai aproveitar o dia em Brasília para coletar mais assinaturas de parlamentares contra o fim da previdência pública.
A proposta do governo enviada ao Congresso extingue a aposentadoria por tempo de serviço (35 anos para homem e 30 para mulher) e deixa para a legislação complementar definir a idade mínima para a aposentadoria.
O governo também anunciou que pretendia limitar em cinco salários mínimos o teto máximo dos ganhos da aposentadoria, mas o próprio ministro da Previdência, Reinhold Stephanes, recuou e disse que o governo já trabalha com a hipótese de manter o teto atual, de dez salários.
O PT e Paim ainda não têm uma proposta fechada para a Previdência, mas pretendem manter na Constituição a aposentadoria por tempo de serviço.

Texto Anterior: Emendas da Previdência têm novo atraso
Próximo Texto: Sarney quer instituir "lei provisória"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.