São Paulo, terça-feira, 18 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Leia o discurso de FHC feito no navio-escola

Leia a íntegra do discurso do presidente Fernando Henrique Cardoso durante solenidade ontem no Rio, no navio-escola Brasil.
Senhor ministro da Marinha, senhor ministro da Aeronáutica, senhores almirantes, senhor deputado Montoro, senhores oficiais, senhores funcionários, senhores guardas-marinha.
Foi para mim hoje um dia de grande satisfação, de fervor mesmo, eu diria. Acabei de visitar as instalações do arsenal de guerra, de ver de perto o esforço enorme que nossa Marinha faz na construção de seus navios, dos seus submarinos, e de ter a oportunidade de ver o desenvolvimento tecnológico feito por nós para capacitar os nossos oficiais em bem proceder na defesa dos nossos interesses.
E agora, depois dessa bonita homenagem que a Marinha nos presta, eu agradeço ao almirante e, em nome dele, a todos os oficiais da Marinha brasileira. E venho aqui para desejar-lhes muito êxito aos senhores guardas-marinha. Os senhores têm uma missão importante e um futuro pela frente, e o Brasil também. Vamos marchar juntos, eu tenho certeza que marcharemos sempre na boa direção. Vocês farão uma viagem importante, e os senhores se incorporarão às nossas Forças Armadas. Também com muita satisfação registro aqui a presença de oficiais de países amigos que aqui vieram trabalhar conosco num espírito de cooperação, de colaboração.
Esta tarde eu embarco para os Estados Unidos. E me fez bem, antes de fazer essa viagem, onde terei que conversar sobre os assuntos de interesse internacional do Brasil, me fez bem ter estado esta manhã entre os oficiais da nossa Marinha para sentir aquilo que expressarei com a força que possa ter, a confiança que tenho no Brasil.
Confiança que hoje não se baseia em retórica, se baseia num povo que se organizou, que trabalha, que conseguiu superar obstáculos, o principal dos quais uma inflação que durante décadas atormentou a vida das famílias brasileiras e corroeu o salário dos nossos trabalhadores, dos nossos funcionários, dos nossos oficiais, de todos aqueles que vivem no nosso país.
Assim como nós estamos encaminhando soluções definitivas para questões tão tormentosas quanto esta, da inflação, é chegado o momento também de o Brasil vislumbrar horizontes mais largos, de ver que é um país que já não é do futuro, já é do presente. É um país que já hoje tem capacidade de alimentar seus filhos. Que já tem conhecimento tecnológico necessário para entrar no próximo milênio em condições de poder permitir que haja um desenvolvimento à altura das necessidades de seu povo. Nós todos sabemos que falta muito no terreno das desigualdades, da pobreza, no terreno das dificuldades, até mesmo da criminalidade.
Mas com perseverança, espírito construtivo, nós vamos superar uma a uma essas dificuldades. E, nesse esforço enorme, o papel dos senhores é fundamental, não só no sentido de guardarem as nossas costas, de preservarem o nosso território nos limites que lhe são próprios dentro do mar, mas também de serem partícipes de um grande esforço de desenvolvimento tecnológico, de um grande esforço de reorganização do nosso país, do nosso Estado, para que nós possamos efetivamente entrar no próximo milênio como uma nação que não seja moderna apenas de fachada, mas que essa modernidade signifique um bem-estar maior para todos e uma confiança dentro de cada um de que, ao trabalhar, terá retribuição condigna e, sobretudo, que trabalha para um país que tem rumo, e que este rumo já está sendo definido por seu povo.
Agradeço mais uma vez a oportunidade de ter estado aqui esta manhã e desejo sinceramente que os senhores guardas-marinha prossigam em suas carreiras e que sejam, como serão, herdeiros do espírito do almirante Barroso, herdeiros no espírito daqueles que em épocas talvez mais difíceis foram capazes de manter o nome do Brasil bem alto. Eu confio nos senhores. Muito obrigado.

Texto Anterior: FHC diz que não vai pedir nada a Clinton
Próximo Texto: Presidente manca no Rio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.