São Paulo, terça-feira, 18 de abril de 1995
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60% apóiam rodízio de carro em SP

DA REDAÇÃO

Apesar de a poluição não ser apontada como um dos principais problemas da cidade de São Paulo, 60% dos paulistanos são favoráveis ao rodízio de carros proposto pelo secretário estadual do Meio Ambiente, Fábio Feldmann.
Pesquisa Datafolha realizada na última quinta-feira mostra ainda que 31% dos entrevistados são contra o rodízio, 3% indiferentes e 5% não souberam responder.
Pela proposta de Feldmann, os carros de placa com final par circulariam às segundas, quartas e sextas. Os de placa com final ímpar, às terças, quintas e sábados.
A medida seria adotada entre 7h30 e 19h30. Aos domingos e à noite o trânsito seria livre.
Mesmo as pessoas que costumam usar carro disseram ser favoráveis à medida -58% defendem a proposta e 36% são contra. Entre os que não utilizam automóveis a aprovação foi maior -63%.
Seu grau de eficácia dividiu os paulistanos: para 34%, ela ajudaria muito a reduzir a poluição, 35% acham que ajudaria um pouco e 27% acreditam não ajudaria.
Antes de responder às perguntas sobre o rodízio, os entrevistados mencionaram espontaneamente que problemas consideram prioritários hoje na cidade. A poluição não foi citada. A saúde foi a mais lembrada (18%), seguida por enchentes (16%) e calçamento das ruas e moradia (9% cada).
Após a pergunta de resposta espontânea, a pesquisa apresentou um cartão com sete itens para que o entrevistado apontasse qual deles considerava o mais importante.
A poluição ficou em último lugar, sendo apontada como principal problema de São Paulo apenas por 1% dos entrevistados.
A saúde voltou a liderar a lista de reclamações, sendo apontada por 34% dos entrevistados. Vieram a seguir moradia (22%), educação e segurança (14% cada), transporte coletivo (7%) e trânsito (5%).

Alternativas
O ônibus foi apontado por 73% dos entrevistados como o meio que passarão a utilizar no caso de o rodízio ser aprovado. Em segundo lugar ficou o metrô -31%.
Apenas 2% dos paulistanos disseram que comprariam outro carro com placa alternativa para poderem utilizar um meio próprio de locomoção todos os dias.
Em cidades que adotaram sistemas semelhantes de rodízio, a compra de outro veículo é um dos principais problemas levantados por pessoas contrárias à idéia.

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