São Paulo, terça-feira, 18 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Resultado surpreende secretários do Ambiente

DANIELA FALCÃO
DA REPORTAGEM LOCAL

Os secretários municipal e estadual do Verde e Meio Ambiente, Werner Zulauf e Fábio Feldmann, afirmaram estar "positivamente surpresos" com o resultado da pesquisa Datafolha.
"Ter 60% da população favorável ao rodízio de carros é um excelente começo", disse Feldmann.
Para ele, o rodízio só dará certo se houver apoio total dos paulistanos. "Essa medida altera a vida das pessoas e imaginei que, de início, fosse haver mais oposição."
Feldmann admite que o rodízio é uma solução radical, mas diz não haver alternativa. "Não estou propondo isso porque acho legal, mas os riscos que a poluição traz à saúde não me dá outra saída."
Para Zulauf, o resultado da pesquisa mostra que a população está disposta a cooperar com medidas que diminuam a poluição, mesmo que tenham que fazer sacrifícios.
Feldmann disse que o fato de 34% dos entrevistados acharem que o rodízio de carros ajudaria muito a diminuir a poluição reflete a pouca credibilidade da população nas ações governamentais.
Os dois secretários disseram que é "preocupante" que 73% dos entrevistados tenham escolhido o ônibus para substituir os carros caso o rodízio seja implantado.
"O sistema de transporte coletivo entraria em colapso se todas essas pessoas trocassem o carro pelo ônibus e pelo metrô de uma vez só", disse Feldmann. A solução, na opinião de ambos, seria incentivar o transporte solidário (carona).
Zulauf disse que em maio a prefeitura deve iniciar uma campanha para estimular a carona. "Com a criação da faixa exclusiva para carros com mais de três pessoas a carona passará a ser muito mais utilizada do que hoje."
Para Feldmann, é preciso que a população mude seus hábitos. "Não dá para ficar usando o carro para ir até a esquina. Também não tem sentido que quatro pessoas que estão indo para o mesmo lugar usem quatro carros diferentes."

Texto Anterior: 60% apóiam rodízio de carro em SP
Próximo Texto: Técnicos discutem alternativa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.