São Paulo, terça-feira, 18 de abril de 1995 |
Texto Anterior |
Próximo Texto |
Índice
Resultado surpreende secretários do Ambiente
DANIELA FALCÃO
"Ter 60% da população favorável ao rodízio de carros é um excelente começo", disse Feldmann. Para ele, o rodízio só dará certo se houver apoio total dos paulistanos. "Essa medida altera a vida das pessoas e imaginei que, de início, fosse haver mais oposição." Feldmann admite que o rodízio é uma solução radical, mas diz não haver alternativa. "Não estou propondo isso porque acho legal, mas os riscos que a poluição traz à saúde não me dá outra saída." Para Zulauf, o resultado da pesquisa mostra que a população está disposta a cooperar com medidas que diminuam a poluição, mesmo que tenham que fazer sacrifícios. Feldmann disse que o fato de 34% dos entrevistados acharem que o rodízio de carros ajudaria muito a diminuir a poluição reflete a pouca credibilidade da população nas ações governamentais. Os dois secretários disseram que é "preocupante" que 73% dos entrevistados tenham escolhido o ônibus para substituir os carros caso o rodízio seja implantado. "O sistema de transporte coletivo entraria em colapso se todas essas pessoas trocassem o carro pelo ônibus e pelo metrô de uma vez só", disse Feldmann. A solução, na opinião de ambos, seria incentivar o transporte solidário (carona). Zulauf disse que em maio a prefeitura deve iniciar uma campanha para estimular a carona. "Com a criação da faixa exclusiva para carros com mais de três pessoas a carona passará a ser muito mais utilizada do que hoje." Para Feldmann, é preciso que a população mude seus hábitos. "Não dá para ficar usando o carro para ir até a esquina. Também não tem sentido que quatro pessoas que estão indo para o mesmo lugar usem quatro carros diferentes." Texto Anterior: 60% apóiam rodízio de carro em SP Próximo Texto: Técnicos discutem alternativa Índice |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |